A vacina contra a dengue está sendo disponibilizada para a população de Mossoró desde a última segunda-feira, 19, mas a adesão do público-alvo ainda está abaixo do esperado. Atualmente, as doses estão sendo ofertadas em 10 Unidades Básicas de Saúde
Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
A vacina contra a dengue está sendo disponibilizada para a população de Mossoró desde a última segunda-feira, 19, mas a adesão do público-alvo ainda está abaixo do esperado. Atualmente, as doses estão sendo ofertadas em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, localizadas em diferentes bairros e comunidades.
A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com o coordenador do Setor de Imunizações, Etevaldo de Lima, para saber sobre o fluxo da aplicação das vacinas nessas unidades. Ele informou que, na segunda-feira, a adesão foi boa, mas foi reduzindo ao longo dos dias. “A adesão está relativamente tranquila. Em algumas unidades a demanda ainda está fraca. Recebi a informação de que a UBS Chico Porto chegou a vacinar 25 crianças no período da tarde, mas esse número ainda é considerado baixo, diante do que é esperado para essa campanha de vacinação”, informou.
Etevaldo de Lima enfatizou que a expectativa era de que a procura fosse bem maior, já que se trata de uma vacina recém-ofertada, num período em que, normalmente, ocorre aumento nos casos de dengue. Com as recentes chuvas que estão ocorrendo em Mossoró, aumentam os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue e de outras doenças.
O coordenador do setor reforçou a importância da vacinação. “Precisamos enfatizar que esse foi um grande avanço, uma grande aquisição do Sistema Único de Saúde, que chega para reforçar o combate à dengue. Destacamos que existe uma faixa etária priorizada inicialmente (crianças de 10 a 11 anos), em face do quantitativo de doses que o Estado está podendo adquirir, em virtude da demanda de produção do laboratório. Diante dessa nova estratégia de combater essa doença, a vacina se torna extremamente eficaz para a população-alvo”.
A orientação é de que os pais e responsáveis por crianças de 10 e 11 anos possam levá-los até as UBSs o quanto antes, portando o cartão de vacina, documento oficial com foto e o comprovante de residência. “É essencial levar o comprovante de endereço porque apenas 19 municípios do RN foram beneficiados com o recebimento das vacinas. Por isso, é necessário comprovar que a criança é residente de Mossoró”, explica Etevaldo de Lima.
Além da vacina, a população também pode se proteger contra a dengue mantendo cuidados em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, deve ser evitado, principalmente, o acúmulo de água parada em recipientes. “A população é o principal agente de combate ao mosquito, à doença e aos focos de dengue. Como a gente sabe, 75% dos focos estão nas residências e, já que a maioria da população não vai poder tomar a vacina, pode estar combatendo a doença por meio dessas medidas não farmacológicas”, finalizou o coordenador do Setor de Imunizações.
Dia D terá imunização contra a dengue e outras doenças
No próximo sábado, 24, deve ocorrer o Dia D de vacinação contra a dengue, em três pontos de vacinação de Mossoró. A informação foi confirmada por Etevaldo de Lima, que coordena o setor de Imunizações do Município e está à frente das campanhas que são realizadas na cidade.
O coordenador informou que, além da vacina contra a dengue, o Dia D também disponibilizará vacinas que estão disponíveis para as crianças de 10 a 11 anos. “As crianças de 10 a 11 que buscarem o serviço de vacinação durante o Dia D também poderão tomar outras vacinas que estão disponíveis para essa faixa etária”, disse.
Alguns exemplos são as vacinas contra HPV, destinada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, a vacina Meningocócica ACWY, cujo reforço deve ser aplicado aos 11 anos, vacina contra hepatite, meningite, covid, influenza entre outras. “Dessa forma, será feita uma atualização do calendário de vacina dessa criança”, informou Etevaldo de Lima.
De acordo com Etevaldo, a previsão é de que as campanhas sejam realizadas em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Maria Soares da Costa e a Dr. Chico Costa, localizadas no Alto de São Manoel e Santo Antônio, respectivamente. Nessas unidades, as vacinas estarão disponíveis das 8h às 16h, sem fechar para o horário de almoço. Além das UBSs, a vacina também será disponibilizada no Partage Shopping, das 10h às 18h.
Durante a semana, as vacinas estão disponíveis nas seguintes unidades:
Centro Clínico Edgard Burlamaqui (Centro);
UBS Dr. Chico Costa (Santo Antônio);
UBS Dr. Lucas Benjamim (Abolição III);
UBS Dr. Cid Salém (Abolição IV);
UBS Chico Porto (Ouro Negro);
UBS Raimundo Renê (Boa Vista);
UBS Dr. José Leão (Alto da Conceição);
UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel);
UBS Vereador Layhre Rosado (Alto de Sumaré);
UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos).
Tags: