Adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) com um investimento de R$ 1,1 milhão, o tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia começou a funcionar nesta sexta-feira, 1º de março. O equipamento chegou ao hospital no fim de dezembro, mas não estava funcionando porque a sala destinada para ele estava em reforma.
“O equipamento foi entregue no fim de 2023. Desde então, o antigo equipamento foi retirado, a área de instalação foi readaptada, o novo tomógrafo instalado e testado, assim como foi feito um período de treinamento da equipe responsável pela operação dos exames na unidade”, explicou a Sesap, por meio de nota oficial.
De acordo com a Sesap, o início do funcionamento se deu após a conclusão de alguns testes. “Após a finalização da fase de testes do novo equipamento, em que algumas dezenas de exames já foram realizados em pacientes da unidade, o fluxo de realização das tomografias foi oficialmente liberado na manhã de hoje [ontem]”, informou a Secretaria.
O tomógrafo do HRTM deverá realizar uma média de 1.200 procedimentos por mês para Mossoró e região, e é responsável por atender a demanda de urgência da saúde pública da região Oeste. O novo equipamento representa um reforço da estrutura de saúde pública do Oeste Potiguar, com a garantia do atendimento integral e regionalizado.
Em vídeos divulgados pela Sesap, o técnico em radiologia e servidor do Hospital Tarcísio Maia, Júnior Leite, confirma o funcionamento do equipamento. “Estou aqui para dizer para a população de Mossoró que o tomógrafo já está em pleno funcionamento, atendendo todos os pacientes de Mossoró e região”, afirmou.
O antigo tomógrafo do Tarcísio Maia já vinha apresentando problemas há algum tempo. Somente no ano de 2023, o equipamento quebrou duas vezes, sendo a primeira vez em março (voltou a funcionar em maio), e a segunda vez em outubro. Desde outubro de 2023, o HRTM não realizava exames de tomografia.
A Sesap informou, por meio de nota, que durante a interrupção do fluxo de exames no Tarcísio a Sesap articulou a realização dos exames, incluindo também a implantação de um serviço de transporte, no Hospital São Luiz e na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, que neste período realizaram mais de três mil tomografias.
Município mantém tomógrafo encaixotado desde agosto de 2022
Enquanto o tomógrafo adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) começou a funcionar, o equipamento que pertence à Prefeitura de Mossoró, adquirido em agosto de 2022, segue encaixotado.
O aparelho foi adquirido pelo Ministério da Saúde, por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Beto Rosado (PP). De acordo com a Prefeitura de Mossoró, o tomógrafo só será instalado quando o Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim) estiver com a reforma concluída. Essa obra se arrasta há meses em função do descaso da gestão municipal com a saúde da população.
Se ambos os tomógrafos estivessem em pleno funcionamento no município, as filas de espera pelos exames não seriam um problema para a saúde pública municipal. Trata-se de um equipamento de alta eficiência usado em exames de tomografia computadorizada para diagnosticar doenças como pneumonia, fraturas, AVC, entre outras que segue encaixotado.
A tomografia computadorizada é um exame de imagem que utiliza raios X para gerar imagens detalhadas do interior do corpo, podendo-se observar ossos, órgãos ou outros tipos de tecidos, de forma a identificar problemas de saúde como tumores, aneurismas ou infecções, por exemplo.
Tags: