Domingo, 24 de novembro de 2024

Postado às 09h30 | 14 Mar 2024 | Redação Idecan diz que proíbe candidato levar prova para proteger concurso

Crédito da foto: Lucas Bulcão / PMM Candidatos fizeram provas no domingo, 10

Jornal de Fato

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) se manifestou sobre a suspeita levantada por candidatos e candidatas em relação ao concurso público da Saúde da Prefeitura de Mossoró. O Jornal de Fato publicou reportagem na edição desta quarta-feira, 13, com os reclamantes apontando, segundo eles, falhas na aplicação das provas e que poderiam acionar o Ministério Público e a Justiça.

A principal reclamação é com relação à proibição do candidato levar o caderno de provas, que é o único documento para comprovar o número de acerto das questões.

Como é ano eleitoral, os reclamantes desconfiam da possibilidade de “carta marcada” no certame da saúde, embora não afirmem isso de forma direta.

Sem ter como conferir o gabarito das provas, nem saber o nível de acerto, os candidatos reclamantes afirmam que se torna impossível atestar se a lista de aprovados será fiel ao desempenho de todos os concorrentes. Daí, os reclamantes afirmam que vão buscar apoio jurídico para, possivelmente, provocar o Ministério Público e/ou entrar na Justiça com mandado de segurança para suspender o concurso.

Em nota enviada ao Jornal de Fato, o Idecan afirma que a medida é uma forma de garantir a segurança do concurso e ressalta que o impedimento do candidato sair do local com a prova consta no edital (item 8.1.39), como a própria reportagem menciona.

“É importante lembrar que não há necessidade de levar o papel para casa porque o Idecan disponibiliza a prova e o gabarito na área do candidato no mesmo dia da prova”, diz a nota (veja a íntegra nesta página).

O concurso público da saúde da Prefeitura de Mossoró está ofertando 330 vagas e ainda prevê formação de cadastro de reserva para diversos cargos.

Mais de 14 mil candidatos se inscreveram no concurso. As provas foram realizadas no último domingo, 10. Os cargos ofertados no concurso têm vencimentos iniciais que variam de R$ 1.545,94 a R$ 4.211,17.

 

Nota do Idecan sobre o concurso público da Saúde

“A respeito da notícia publicada no portal DeFato.com, sobre o concurso da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró-RN, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) ressalta que o impedimento do candidato sair do local com a prova, consta do edital (item 8.1.39), como a própria reportagem menciona.

O motivo é simples: segurança. Existem organizações criminosas atuando em todo o Brasil que tentam de diversas formas fraudar certames.

É importante lembrar que não há necessidade de levar o papel para casa porque o Idecan disponibiliza a prova e o gabarito na área do candidato no mesmo dia da prova.

Seguem abaixo mais informações sobre os investimentos do Idecan para garantir a segurança e a lisura das provas:

Sistema antifraude

Na busca por eficiência e segurança, o Idecan investe em tecnologia de ponta nos seus processos seletivos. A instituição é pioneira - entre as bancas organizadoras de concursos - na utilização de biometria facial e digital para inibir irregularidades, em especial o crime de falsidade ideológica quando outra pessoa tenta se passar pelo candidato para fazer prova.

Os sistemas identificam os candidatos ainda no processo de inscrição. As imagens e dados coletados são confrontados previamente com órgãos de controle e segurança, para garantir a integralidade da imagem do candidato quando comparada aos dados pessoais. No dia da prova, os dados são coletados novamente para confrontos futuros, como na validação de autenticidade no ato de posse, em caso de aprovação do candidato em todo o processo seletivo.

Para preservar o sigilo do conteúdo das provas, o transporte dos malotes é feito com escolta armada, além de serem equipados com dispositivos digitais. Todas as conversas que ocorrem nas proximidades dos malotes são salvas em um espaço virtual (nuvem). Se houver mudança da rota, a central de monitoramento recebe um aviso de quebra do itinerário em tempo real.”

Tags:

Idecan
concurso
provas
Mossoró

voltar