Domingo, 24 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 18 Mar 2024 | redação Programas de pós-graduação da Uern recebem aumento significativo de bolsas da Capes

Crédito da foto: Uern Aumento no número de bolsas da Capes deve servir como um incentivo poderoso para os pós-graduandos

Jornal de Fato / Uern

Os programas de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberão neste ano 124 bolsas de mestrado e 44 de doutorado via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Em 2023 foram, respectivamente, 90 e 25.

Titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), a professora Ellany Gurgel destaca que esse aumento representa um reconhecimento valioso do trabalho árduo e da qualidade das pesquisas desenvolvidas nos programas.

"Agora, mais do que nunca, os pós-graduandos têm a oportunidade de se concentrar em suas pesquisas, explorar novas ideias e contribuir significativamente para o avanço do conhecimento em suas áreas de estudo. Portanto, convido a todos a celebrar essa conquista e a aproveitar ao máximo as oportunidades que se apresentam", disse.

Para ela, esse aumento no número de bolsas da Capes deve servir como um incentivo poderoso para os pesquisadores se dedicarem com ainda mais afinco aos seus projetos de pesquisa e para que continuemos a promover uma cultura de excelência acadêmica na Instituição.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino), o professor Marcelo Morais menciona os benefícios do aumento. “A ampliação dessa política fortalece o programa ao proporcionar a manutenção de uma maior dedicação de nossos alunos às atividades formativas e de pesquisa realizadas ao longo do mestrado”.

O PosEnsino é desenvolvido a partir da associação entre Uern, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Suas bolsas dobraram; foram de seis para 12.

No Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do campus de Pau dos Ferros, o crescimento mais que dobrou. Eram 11 bolsas, agora são 28. “O PPGL é hoje um dos mais importantes programas no interior do Nordeste. E isso é resultado, sobretudo, dessa força que o programa tem tentado desempenhar nesses últimos tempos para fortalecer os cursos de pós-graduação”, ressaltou o coordenador do PPGL, professor Wellington Mendes.

 

Benefício traz oportunidade de maior dedicação à pesquisa

Eduarda Diógenes ingressou no PPGL em março de 2023, logo após a graduação. Em abril, já recebia uma bolsa. De acordo com a discente, esse benefício permitiu que ela se dedicasse aos estudos de forma exclusiva, contribuindo para a qualidade de sua pesquisa.

“Posso afirmar, portanto, que ser bolsista da Capes faz total diferença na vida estudantil do pós-graduando, e, no meu caso, a bolsa chegou em um momento necessitado, pois eu estava desempregada e precisava me deslocar ao campus de Pau dos Ferros para participar das aulas de mestrado”, disse.

Ronney Rocha concluiu seu mestrado no Posensino em fevereiro. Sua defesa marcou o número de 200 dissertações aprovadas no programa. Durante parte de sua formação, Rocha foi bolsista. “O mestrado em Ensino transformou minha forma de enxergar a educação e o processo de ensino-aprendizagem, logo me moldou enquanto professor em vários segmentos, sobretudo em minha prática pedagógica e de ensino”, declara.

Vale destacar que os bolsistas precisam realizar o estágio de docência, “parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação”, de acordo com a Portaria n° 76/2010 da Capes. Na prática, essa etapa ajuda na formação dos futuros professores, trazendo-lhes a experiência prática da sala de aula.

“Para mim, estudante que resido na zona rural do interior do RN, ser bolsista tem sido fator determinante para continuar no mestrado, seja pelo apoio que recebo para me articular diante dos custos de estudar longe de casa, seja pela possibilidade de me dedicar às pesquisas”, disse o discente João Sena, também do Poensino.

A implantação de programas de pós-graduação na Universidade completou 15 anos em 2023, e atualmente possui 25 programas de pós-graduação em várias áreas, sendo 25 cursos de mestrado e 5 doutorados. Somente no ano passado, a Uern diplomou 325 mestres e 49 doutores, fortalecendo a pós-graduação no interior do Estado.

 

Tags:

Uern
Capes
universidade
estudo

voltar