Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 21 Mar 2024 | redação Coluna César Santos: UBSs vivem um caos com estrutura comprometida

Crédito da foto: Ilustrativa Rede municipal de saúde vive um caos

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

Chega a informação à coluna que um terço das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mossoró funcionam de forma precária em razão de problemas de infraestrutura, falta de material básico, medicamento e profissionais.

O atendimento à população está comprometido, principalmente nos bairros mais afastados do centro da cidade e nas comunidades rurais.

A precarização da saúde pública municipal não é de hoje. Desde que assumiu a Prefeitura, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) colocou a saúde em plano menor, de forma deliberada ou não.

Basta pontuar que ele mantém encaixotado um tomógrafo de última geração, enviado pelo Ministério da Saúde há quase 20 meses. Só pelo fato de o aparelho ter sido comprado com emenda parlamentar do ex-deputado Beto Rosado (PT), ele decidiu retardar a instalação e funcionamento.

O fato é que a saúde do município está na UTI e não há qualquer perspectiva de melhora.

Infelizmente.

 

FRASE

“Vamos formar uma nominata forte; Vavá está com a gente no Republicanos”

ZÉ PEIXEIRO – Vereador e pré-candidato a prefeito, um dia antes de o prefeito Allyson Bezerra cooptar o aliado para o PSB

 

LÍDER

O deputado federal Robinson Faria é o novo líder da bancada federal do Rio Grande do Norte. Escolhido pela maioria dos parlamentares para suceder no cargo o deputado Benes Leocádio. Ex-governador, Robinson está negociando saída do PL para o Republicanos, mesmo partido de Benes.

 

VAI E VEM

O pré-candidato a vereador Vavá e seu grupo dormiram abraçados ao Republicanos e acordaram nos braços do PSB. É o leilão das nominatas que está a todo vapor e assim continuará até o fechamento da “janela da infidelidade”. Em tempo: Vavá e seu grupo ainda não assinaram documento.

 

NO AR

O helicóptero Potiguar 01 voou de volta para Natal nesta quarta-feira, 20. Era o último dos quatro que estavam na operação de buscas aos fugitivos do presídio federal de Mossoró. Estamos há quase 40 dias da fuga, sem sinais, até o fechamento desta edição, dos fugitivos “Tatu” e “Martelo”.

 

MULHER

A Câmara Municipal de Mossoró presta homenagem a mulheres de vários segmentos sociais, com títulos de cidadania, diplomas e outras honrarias. A sessão solene, às 9h, celebra o Dia Internacional da Mulher, transcorrido no dia 8.

 

NOVA FILIAÇÃO

A prefeita de Tibau, Lidiane Marques, está trocando o PSDB pelo União Brasil. Filiação marcada para este sábado, 23. Lidiane, que tentará reeleição, enfrentará o “irmão” e ex-prefeito Naldinho, que ficou com o PSDB. A disputa pelo poder do município-praia promete ser bastante acirrada.

 

VAREJO

Glauber Gentil – CEO do Grupo Gentil - Franqueado Boticário, é um dos convidados do II Fórum de Desenvolvimento do Varejo de Mossoró e Região. Ele vem debater Inovação no varejo - perspectivas para os próximos anos. Dia 3 de abril. Agende.

 

É NOTÍCIA

1 - Os professores das universidades federais aprovaram indicativo de greve para o dia 14 de abril. A categoria luta por recomposição salarial e reestruturação da carreira. Ufersa e UFRN serão afetadas pela paralisação.

2 - O auditor fiscal Gilmar Dantas será candidato a vereador pelo PSDB. Ele vai representar a história do ex-vereador Chico da Prefeitura (falecido em 2019) nas eleições deste ano.

3 - O Ministério da Previdência decidiu que a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários não vai acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício. Valido até 31 de dezembro de 2024.

4 - O Ministério da Saúde vai mandar R$ 300 milhões para estados e municípios comprarem medicamentos contra a dengue. Dinheirama em ano eleitoral até Aedes aegypti fica bonzinho.

 

Tags:

Mossoró
Saúde
caos
UBS

voltar