Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 21 Mar 2024 | redação Calorão: Mossoró registra sensação térmica próxima de 45 graus

Crédito da foto: Jornal de Fato Sensação térmica é bem maior no período das 12h às 14h devido à temperatura elevada neste período

Edinaldo Moreno / Jornal de Fato

A sensação térmica em Mossoró nos últimos dias alcançou picos e chegou próxima de 45 graus celsius, apontou a Estação Meteorológica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O pico foi registrado às 12h20 da última terça-feira (19), dia de São José, padroeiro dos agricultores.

A sensação térmica é uma temperatura aparente que varia de acordo com a temperatura do ar, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento. Ela pode causar uma percepção de temperatura mais fria ou mais quente do que a temperatura real.

O professor e meteorologista da Ufersa, José Espíndola, explica que entre as 12h e 14h a sensação térmica é bem maior porque as temperaturas neste recorte do dia são bem mais elevadas.  Ele frisou que na última terça-feira, por exemplo, um aumento da sensação térmica de 6 a 7 graus celsius do que os termômetros marcavam no horário.

“Ao meio-dia e vinte minutos de terça-feira nós registramos um pico de radiação solar na Estação Meteorológica na Ufersa em torno de 1.280 watts por metro quadrado. Essa radiação é transformada em calor e a sensação térmica vai elevar esse calor mais 6 ou 7 graus”, iniciou Espíndola.

“Se a temperatura nesse instante era de 36 graus, o ser humano está sentindo 43, 44 graus celsius de temperatura. É isso que faz a sensação térmica por causa da grande umidade no ar que nós temos agora por causa do período chuvoso”, completou.

José Espíndola destaca ainda os motivos dessa sensação de calor acima da média registrados nos últimos dias. “O nosso calor é mais por causa da aproximação do equinócio e do grande aquecimento do oceano Atlântico na nossa costa. O nosso oceano está muito quente”, comentou.

FATORES

Gilmar Bristot, chefe da Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), explica ainda que a sensação térmica depende de alguns fatores.

“Um dos fatores é a temperatura. Em Mossoró, essa temperatura próxima de 30 graus é facilmente atingida. E também depende da concentração de umidade relativa do ar. Ela precisa estar também acima de 60%, 70%. Quanto mais alta a umidade relativa do ar, maior a sensação térmica”, iniciou.

O meteorologista ressalta ainda que a transferência de unidade do corpo para a atmosfera é dificultada e a pessoa passa a sentir mais calor. “A pessoa passa a ter uma sensação de mais calor. Depende muito também do biotipo da pessoa. É um fator fisiológico da pessoa sentir mais ou menos calor. Tem umas pessoas que sentem mais e outras que sentem menos”, explicou.

 

Chegada do outono amenizará calor

O meteorologista José Espíndola ressalta que a chegada do Outono amenizará essa sensação de calor. “Com a chegada do outono, a tendência é que esse calor amenize. O sol vai se inclinando novamente para o Norte do Equador e a tendência é que as temperaturas vão diminuindo agora a partir da estação do Outono”.

O outono começou oficialmente na madrugada desta quarta-feira (20). A estação teve início às 0h06 de ontem e encerra no dia 21 de junho, às 17h51. Ele ocorre após o verão e antecede o inverno. A estação outono marca a transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central.

O outono é considerado uma estação de transição por começar com temperaturas mais altas e terminar com o início do frio. É também conhecido como a estação das frutas.

Outra característica do outono é que, inicialmente, os dias e as noites têm a mesma duração, isto é, contam com 12 horas. Na medida em que o outono avança e o inverno se aproxima, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.

Tags:

Mossoró
temperatura
sol
calor

voltar