Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 28 Mar 2024 | redação Quinta-feira Santa marca o encerramento da Quaresma e início do Tríduo Pascal

Crédito da foto: Ilustrativa Hoje, 28, ocorre a Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés

Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato

A partir desta quinta-feira, 28, a Igreja Católica encerra a Quaresma, que representa o período em que Jesus passou no deserto, rezando e meditando, e dá início ao Tríduo Pascal, onde é celebrada a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Esta Quinta-feira Santa lembra a realização da “Última Ceia” que Jesus compartilhou com os seus apóstolos. O reitor do Seminário de Santa Teresinha, em Mossoró, padre Crisanto Borges, explica que é durante a celebração da Ceia do Senhor que a Igreja refaz a memória da instituição da Eucaristia.

“Na quinta-feira santa, no fim da tarde ou à noite, abre-se o tríduo pascal com a celebração da Ceia do Senhor, onde fazemos memória da Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e da entrega do mandamento novo do amor. Após essa celebração, a Igreja entra num profundo silêncio, unida a Cristo em seu sofrimento”, explica.

Nesta celebração também há o ritual do “Lava-pés”, que lembra a passagem em que Cristo lavou o pé dos discípulos. Ainda nesta Quinta-feira Santa ocorre a “Missa dos Santos Óleos”, que é uma celebração litúrgica em que se abençoam e se consagram os três óleos utilizados pela Igreja Católica: o óleo do crisma, o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos.

Os óleos serão usados pela Igreja durante todo o ano, em diversas cerimônias sacramentais, como o batismo, a confirmação, a ordenação sacerdotal e a unção dos enfermos. A celebração também envolve a renovação das promessas sacerdotais feitas pelos padres e bispos durante sua ordenação.

Todos esses momentos são a preparação para a Sexta-feira da Paixão, que é quando a Igreja celebra a Paixão e morte do Senhor. Jesus morre na cruz, traído por Judas e abandonado por Pedro. É arrastado e sobe ao Calvário carregando a cruz. É o dia mais triste e sombrio para os fiéis.

“É dia de jejum e de abstinência de carne. A celebração começa com a entrada do presidente e dos ministros em silêncio, com uma reverência ao altar ou à prostração. A liturgia consta de três partes, sendo a primeira a liturgia da palavra, que se conclui com a oração universal dos fiéis. A segunda parte é a adoração à cruz, seguida pelo gesto de beijá-la e reverenciá-la. E a terceira parte é o rito da comunhão”, explica padre Crisanto Borges.

O reitor do Seminário de Santa Teresinha informa que na Sexta-feira Santa ocorre ainda uma coleta para ajudar na manutenção dos lugares santos, em Jerusalém. “O objetivo é ajudar os cristãos que são perseguidos. Nesse momento em que acontece a guerra, devemos ser mais generosos ainda para ajudarmos os nossos irmãos que pagam um preço muito alto pelo fato de serem cristãos”, afirma.

 

Confira a programação da Diocese de Mossoró para a Semana Santa

28/3 - Quinta-Feira Santa

“Instituição da Eucaristia”

Ceia do Senhor
 

8h30 - Missa do Crisma – Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma

  • Catedral de Santa Luzia - preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano

17h – Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)

19h – Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Catedral - preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano)

Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 21h30.


 

29/3 - Sexta-feira Santa

Celebração da Paixão do Senhor

7h - Via Sacra

16h – Ação Litúrgica da Paixão do Senhor - Catedral de Santa Luzia

  • Procissão do Senhor Morto para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 

30/3 - Sábado Santo

19h- Vigília Pascal na Catedral de Santa Luzia- preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano


 

31/3 - Domingo de Páscoa

6h - Missa da Páscoa – Catedral de Santa Luzia

7h - Missa da Páscoa - Capela São Vicente

9h – Missa da Páscoa - Catedral de Santa Luzia

11h - Missa da Páscoa - Catedral de Santa Luzia

17h - Missa da Páscoa - Capela de Santa Luzia - Ilha de Santa Luzia

17h- Missa das Crianças - Catedral de Santa Luzia

19h – Missa da Páscoa - Catedral de Santa Luzia

Tags:

Igreja católica
Semana Santa
Lava-pés
quaresma

voltar