Sábado, 11 de janeiro de 2025

Postado às 10h30 | 30 Mar 2024 | redação Uern inicia semestre 2024.1 nesta segunda-feira, para cerca de 8,5 mil discentes

Crédito da foto: Jornal de Fato Campus central da Uern, em Mossoró

Jornal de Fato / Uern

Mossoró, Natal, Assú, Patu, Pau dos Ferros e Caicó: nesta segunda-feira, 1º, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inicia o semestre de 2024.1 em seus campi para cerca de 8,5 mil alunos e alunas, sejam calouros ou veteranos.

Gabriel Arthur será calouro no curso de Ciências da Computação. Espera ansioso pelo início das aulas. Ele foi aluno de ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). “Minha expectativa é de que esses quatro anos dentro da Uern sejam grandes e inesquecíveis anos. Que todo o tempo que eu vou passar na Universidade tenha a mesma proporção do tempo que eu passei lá no IF”.

Para a estudante Joyce Neres, do curso de Jornalismo, o início de cada semestre representa um momento de novos aprendizados e de crescimento. “Vou iniciar o quarto período e sei que todo semestre temos novas experiências e é também mais uma oportunidade de nos encontrarmos cada vez mais dentro do curso”, frisa.

Depois de longos anos, o calendário acadêmico da Uern volta a ser compatível com o calendário civil. De acordo com o calendário aprovado, o semestre 2024.1, que teve início no dia 25 de março, com a programação da Semana Pedagógica, segue até o dia 27 de julho. Já o semestre 2024.2 inicia no dia 13 de agosto e segue até o dia 21 de dezembro.

“Queremos chamar todos e a todas para fazer parte do início do nosso semestre e da condução dessas atividades que vão nos levar a esse alinhamento acadêmico. É uma satisfação para nós recebê-los e recebê-las na nossa Universidade”, disse a professora Fernanda Abreu, titular da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

Diretor do Campus Natal, o professor David Leite também destaca a regularização do semestre. “É outra coisa importante para nós. O semestre letivo está em descompasso com a normalidade. Portanto, vamos recepcionar com muita alegria nossos alunos e vamos começar o semestre com muito entusiasmo”.

 

Samba

Para recepcionar os estudantes para o semestre letivo 2024, será realizado no início do mês o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba). O evento, que visa promover uma acolhida aos discentes novatos e veteranos do semestre 2024.1, será realizado nos campi de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros e Patu, nos turnos matutino e noturno.

O Samba em Caicó será no dia 2 de abril, nos horários das 14h e das 19h. Já no dia 3 de abril, será realizado o Samba em Natal e Mossoró, nos turnos matutino e noturno. E no dia 10 de abril, será a vez dos campi de Assú, Patu e Pau dos Ferros receberem a programação do Samba, também nos horários matutino e noturno.

Durante o evento, os estudantes poderão conhecer a estrutura geral da Uern, bem como projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos em cada campus. Também serão realizadas apresentações culturais, exposição de artes e empreendedorismo, aplicação de vacinas, feira de artesanato, entre outras atividades.

O Samba faz parte da programação do Reconecta que visa promover uma integração entre a comunidade acadêmica, bem como marcar o início do semestre letivo 2024.1. A iniciativa abrange uma extensa programação que envolve toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa em quatro grandes eventos: Semana de Planejamento Pedagógico, a Aula Magna do início do semestre, Uern Conect@ e o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba).

 

Alunos e alunas encontrarão serviços que auxiliam jornada acadêmica

Os novatos e veteranos encontram na Uern vários serviços que visam tornar mais tranquila a jornada acadêmica dos seus milhares de estudantes.

Os programas e auxílios de assistência estudantil conduzidos pela Prae incluem o Programa de Moradia Universitária (modalidades Residência Universitária e Auxílio Financeiro), o Programa de Apoio ao Estudante (PAE), o Auxílio Inclusão Digital, o Programa Auxílio-Creche, o Auxílio à participação de estudantes em atividades acadêmicas, científicas e culturais e o atendimento psicossocial por meio de equipe multiprofissional.

Pessoas com deficiência, seja estudantes, professores ou técnicos administrativos, contam com o apoio da Diretoria de Ações Inclusivas (Dain), criada em 2008, com o objetivo de atender, acompanhar e apoiar essas pessoas com base na Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, bem como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com vistas à garantia dos direitos do espaço de ensino, pesquisa e extensão que consolidem ações e práticas voltadas às diferenças, à inclusão educacional, social e inserção no mercado de trabalho.

Para estudar no próprio campus ou retirar livros e outros materiais para estudar em casa, os discentes podem contar com o Sistema Integrado de Bibliotecas Reitor Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, que conta, em todos os campi, com amplo acervo físico, ambientes para estudo e acesso à internet, biblioteca on-line, aplicativo, entre outros serviços.

Tags:

Uern
ano letivo
aulas
estudante
professor

voltar