Quinta-Feira, 02 de maio de 2024

Postado às 12h30 | 06 Abr 2024 | redação Mossoró registra mais de 7 mil inscritos ao concurso unificado do Governo Federal

Crédito da foto: Agência Brasil O certame será realizado em quatro cidades potiguares

Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal e Fato

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou levantamento do total de inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos criado pelo órgão federal. Em Mossoró, o número de inscritos passou de 7 mil.

De acordo com o balanço, Mossoró registra 7.414 inscrições para o certame. Em todo o Rio Grande do Norte, o número de pessoas inscritas para o CPNU chega a 42.967. Natal é a cidade com mais inscritos. A capital potiguar soma 28.447. Outros dois municípios potiguares também receberão as provas. Parnamirim tem 4.302 inscritos e Caicó o total de 2.804 inscrições realizadas.

As provas serão realizadas no próximo dia 5 de maio, em 228 cidades do país. Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

Os candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão as 6.640 vagas oferecidas no maior processo seletivo para o serviço público da história do país.

O Ministério da Gestão e da Inovação informou que enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame. A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.

Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.

Também para viabilizar a logística e a segurança do certame, uma rede de aplicação foi estabelecida conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve, inclusive, a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.

Ministério divulga horários de abertura e fechamento dos portões

Para garantir o bom andamento do certame, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Cesgranrio, divulgou os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas. Os candidatos devem se atentar aos horários para evitar atrasos e imprevistos. O CPNU será aplicado simultaneamente em 228 cidades do país.

Pela manhã, segundo o MGI, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - e uma redação.

Já no período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas - de múltipla escolha - de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas - de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

 

Provas do concurso público da Educação serão aplicadas neste domingo

As provas do concurso público da Educação serão realizadas neste domingo (7). O certame é promovido pela Prefeitura de Mossoró e oferecerá 112 vagas imediatas em cargos de níveis médio e superior do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação (SME). O último concurso na área foi realizado há 10 anos.

A aplicação das provas ocorrerá pela manhã (para o cargo de nível médio) e à tarde (cargos de nível superior). A remuneração inicial varia de R$ 1.527,88 a R$ 5.338,87. O concurso oferece, além das vagas imediatas, cadastro de reserva com 560 oportunidades.

As vagas estão distribuídas para os cargos de professor da Educação Infantil e Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Ensino da Arte, Ensino Religioso e Educação Física). Também há oportunidades para supervisor escolar e nutricionista.

Pela primeira vez na história da Educação municipal, um concurso público também oferece vagas para professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicólogo educacional, assistente social e profissional de apoio à Educação Inclusiva.

O concurso compreenderá as seguintes etapas: provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; prova de títulos de caráter classificatório, para os cargos de nível superior; avaliação biopsicossocial aplicada aos candidatos inscritos na condição de Pessoa com Deficiência (PcD) e procedimento de heteroidentificação para candidatos que se autodeclararem negros.

Tags:

Mossoró
concurso público
RN
Brasil

voltar