Jornal de Fato/Uern
Pela quinta edição consecutiva, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberá o Selo OAB Recomenda, um reconhecimento concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) às Instituições de Ensino Superior (IES) que apresentem elevados padrões de qualidade no ensino do Direito. Desse modo, a certificação coloca os cursos de Direito ofertados nos Campi de Mossoró e Natal entre os melhores do país.
O curso de Direito da Uern Mossoró foi agraciado com o selo nas edições 2010/2013; 2013/2016; 2016/2019; 2019/2022 e na mais recente edição. Já o curso de Direito em Natal recebeu o selo nas edições 2016/2019; 2019/2022 e foi novamente recomendado neste no.
O Selo OAB Recomenda é concedido a cada três anos, e estabelece como critérios de avaliação o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP) e o índice de aprovação no Exame de Ordem.
Para a diretora da Faculdade de Direito (FAD), a Profª. Drª. Inessa Linhares, a conquista de mais um Selo OAB Recomenda é o reconhecimento da excelência da FAD da UERN, que está entre as que mais aprovam bacharéis de Direito no Exame da Ordem no Estado.
“O reconhecimento oficial da Ordem dos Advogados do Brasil não só referenda a qualidade de nosso curso, como também consagra nacionalmente a FAD/UERN como centro de formação profissional no campo do Direito. Avaliamos o bom desempenho de nosso curso como reflexo de um projeto pedagógico de curso inovador, focado na adoção de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, aliado à dedicação e qualidade do nosso corpo docente, formado por 93% de Mestres e Doutores, na ampliação contínua da pesquisa e da extensão no curso, além do forte compromisso e protagonismo dos acadêmicos em garantir o seu futuro profissional”, destaca a professora.
O Prof. Dr. Olavo Hamilton Ayres, Conselheiro Federal da OAB, comemora o resultado. “Enquanto advogado, Conselheiro Federal da OAB e, principalmente, professor da Faculdade de Direito da Uern, fico muito feliz com mais esse reconhecimento quanto à qualidade do curso. O Exame de Ordem tem sido um desafio para a maioria das pessoas que se forma em Direito, mas para os egressos da FAD/Uern tem sido apenas mais um passo a cumprir em busca do sonho de poder advogar – o selo OAB Recomenda, conferido pelo Conselho Federal da OAB, reconhece isso, pois se funda principalmente no desempenho do nosso corpo discente nos exames de ordem dos últimos três anos. E pela quinta vez a FAD/Uern recebe esse reconhecimento”.
O coordenador do curso de Direito em Natal, Claudomiro Batista, ratifica que a conquista do Selo OAB Recomenda é resultado de um trabalho coletivo de todos que fazem o curso de Direito na Uern Natal. Um curso que oferece um projeto pedagógico compatível com as principais demandas do mercado e oferece ensino, pesquisa e extensão de qualidade. “É uma excelente notícia. Esse resultado é fruto de muito esforço de todos que fazem o curso”, declara.
A reitora Cicília Maia destaca que é uma alegria receber por mais um ano o Selo OAB Recomenda. “É uma felicidade receber o reconhecimento de qualidade, que coloca o nossos cursos de Direito, de Mossoró e de Natal, entre os melhores do país. Isso é resultado de um trabalho contínuo, desenvolvido a muitas mãos, que garante a excelência dos cursos ofertados e uma ótima formação profissional e humana”, frisa.
Entrega do Selo OAB Recomenda será feita em Brasília
A cerimônia de entrega da 8ª edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda – “O Fortalecimento da Advocacia Brasileira a parte do Ensino Jurídico de Excelência” – será no dia 19 de junho, em Brasília.
O Selo OAB Recomenda tem o objetivo de avaliar cursos de Direito em todo o país. Instituído pelo Pleno do Conselho Federal há mais de 20 anos, o indicador é mais uma das ferramentas da luta que a Ordem vem travando em defesa da proteção da educação jurídica no país.
Junto com o Exame de Ordem Unificado (EOU), a chancela é um dos instrumentos fundamentais para a garantia da qualificação dos profissionais de direito no Brasil.
Tags: