Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 16h15 | 17 Abr 2024 | Redação II Ursap discute tratamento da Infecção Latente da Tuberculose em Serra do Mel

Crédito da foto: Divulgação A equipe de saúde deve realizar a avaliação dos contatos de pessoas com tuberculose e oferecer o exa

Técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) realizaram, nesta terça-feira (16), uma visita técnica ao município de Serra do Mel, para discutir a descentralização do sistema de notificação da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) e análise dos dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

“A Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) acontece quando uma pessoa se encontra infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, sem manifestação da doença ativa. As pessoas com ILTB possuem um risco de adoecimento, uma vez que o bacilo pode ser reativado caso a resposta imunológica esteja alterada. Desta maneira, diagnosticar e tratar a Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) é uma importante estratégia de prevenção para evitar o desenvolvimento da forma ativa da doença”, disse a referência do Programa de Controle de Tuberculose da II Ursap, Clivaneide Ferreira.

A equipe de saúde deve realizar a avaliação dos contatos de pessoas com tuberculose e oferecer o exame para diagnóstico da ILTB aos seguintes grupos populacionais: contatos domiciliares de pessoas diagnosticadas com tuberculose, crianças, infecção pelo HIV e pessoas em uso de tratamentos imunossupressores, mediante critérios para indicação do tratamento preventivo.

No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar uma política governamental para eliminar ou reduzir a tuberculose e outras 13 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social.

Estiveram presentes na reunião a referência do Programa de Controle da Tuberculose da II Ursap, Clivaneide Ferreira, a técnica da Vigilância Epidemiológica da II Ursap, Lucélia Jamilla Pereira da Silva Pansard, a técnica do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da II Ursap, Hugneide Ferreira, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Serra do Mel, Sílvia de Lima Soares Câmara, o  enfermeiro do ESF, Francisco Ronaldo de Oliveira, o coordenador da Atenção Básica, Luiz Miranda Pinto e o digitador Robson Luiz de Almeida. 

Tags:

II Ursap
Mossoró

voltar