Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato
O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) continua a construção do desvio na BR-304, após ruptura de uma ponte em Lajes, no fim do mês passado. O prazo para concluir a obra era essa semana, mas o Rio Ponte de Serra alagou o desvio que vem sendo preparado no trecho.
Com o imprevisto, o órgão federal informou, por meio de nota, que “está demandando todos os esforços para que a construção do desvio seja concluída no final deste mês”. O DNIT alega ainda que a medida é “em virtude da forte incidência de chuvas na região” e que “o cronograma pode ser revisto”.
Mesmo assim, o Departamento ressalta que as obras estão sendo executadas dentro do prazo previsto. A previsão era de que a obra, a princípio, durasse 15 dias. Ela foi iniciada no dia 3 de abril.
A enxurrada causou o desmoronamento da ponte no dia 31 de março. A estimativa do DNIT é que a reconstrução da ponte pode durar entre 6 e 12 meses. O trecho entre o km 204 e 206 está totalmente interditado. Não há previsão para liberação em razão da queda da ponte sobre o Riacho Bonfim.
DESVIOS
Enquanto os serviços da construção do desvio ocorrem, há rotas alternativas a serem usadas pela população que precisa se deslocar pela via federal que liga as maiores cidades do Rio Grande do Norte.
Atualmente, são duas rotas alternativas para acesso a Natal ou de quem sai da capital com destino às regiões central e Mossoró. Uma das rotas é pela BR-406 (Natal-Macau) e RN-118 (Ipanguaçu); a outra pela BR-226 (Triunfo Potiguar-Currais Novos).
Outras rotas foram disponibilizadas para o deslocamento de veículos. A rota 1 diz respeito ao sentido Natal/Mossoró. É sugerido seguir por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Assú, acessando a BR-304, em direção a Mossoró. Já a rota 2 é pela BR-406 até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304 (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.
Já no sentido contrário (Mossoró/Natal), a rota 3 sugere que o condutor saia pela BR-304 e acessando a RN-118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau- pegar BR-406, em direção a Natal. A rota 4 vai pela BR-304 e depois acessa a RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR 226.
A quinta rota sugerida no deslocamento entre as duas cidades sai pela BR-110 e pegar a BR-226 até Natal. A última (rota 6) vai por Santana do Matos, saída única via Jucurutu na BR-226. Trecho da RN-041, entre a cidade de Santana do Matos e a BR-304 está interditado desde que a cheia de um rio danificou a cabeceira de uma ponte e abriu uma cratera da via estadual.
O governo lembra que todas as opções são vias pavimentadas.
Tags: