Jornal de Fato
Os investimentos no Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, vão permitir uma estrutura de maior capacidade para pouso e decolagem de aeronaves. A garantia foi dada nesta segunda-feira, 22, pelo secretário de Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Norte, engenheiro Gustavo Coelho. As obras foram iniciadas, conforme noticiou o Jornal de Fato há mais de uma semana.
A parceria do Governo do RN com o Governo Federal permitirá investimentos da ordem de R$ 40 milhões. Trata-se de um conjunto de obras que vai contemplar todas as áreas do aeroporto, com destaque à construção do muro de contenção e melhoramento do asfalto da pista de pouso e decolagem, além da iluminação que permitirá ao aeroporto voltar a receber voos noturnos.
Essa é uma notícia importante. O aeroporto está impedido de receber voos noturnos desde a década passada, em razão dos problemas e limitações verificados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com as obras que serão executadas, a partir da nova estrutura de iluminação, as atividades noturnas de pouso e decolagem serão liberadas.
Os serviços, a cargo da Infraero, que assumiu a administração do Aeroporto Dix-sept Rosado em dezembro do ano passado, foram iniciados há duas semanas. Os investimentos visam dotar a área de maior capacidade e logística, tornando o aeroporto de Mossoró referência em todo o Nordeste.
“O melhoramento da pista de pouso e capacidade para ampliar as atividades estão previstos nos investimentos. A nova camada de asfalto vai permitir, por exemplo, o pouso de aeronaves de maior porte”, destaca Coelho, ao ressaltar que serão pavimentadas todas as áreas de acesso.
O projeto prevê a construção do muro de contenção e segurança, percorrendo todo o perímetro do sítio aeroportuário. Haverá ainda a instalação dos equipamentos chamados "papi", que garantem a segurança aeronáutica para os voos nas duas cabeceiras das pistas.
A obra de estruturação contempla ainda a pavimentação do estacionamento. A execução dos serviços de iluminação completa do local também está garantida.
"O aeroporto de Mossoró é um grande equipamento de logística do Rio Grande do Norte que vai trazer desenvolvimento do turismo da região, exportação, além de conectar a cidade com os principais aeroportos do país. Um grande diferencial para a economia do município, região oeste e Rio Grande do Norte", explicou Gustavo Coelho, secretário de Infraestrutura do RN.
BOX
Investimentos no aeroporto de Mossoró
- R$ 40 Milhões
- Nova iluminação que permitirá operações noturnas
- Nova camada de asfalto na pista de pouso e decolagem para permitir grandes aeronaves
- Construção da pista de proteção em todo sítio aeroportuário
- instalação dos equipamentos chamados "papi", que garantem a segurança aeronáutica
Tags: