Domingo, 10 de novembro de 2024

Postado às 10h30 | 30 Abr 2024 | redação Especialista alerta: cor da urina pode revelar sobre sua saúde

Crédito da foto: Ilustrativa A urina ideal deve ser amarelo claro, quase transparente

Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato

A urina é uma fonte valiosa de informações sobre a saúde de cada pessoa. Ela é muitas vezes subestimada em sua importância. Em particular, a cor da urina pode revelar uma série de pistas sobre o corpo e possíveis problemas que podem exigir atenção.

O alerta é da professora de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), Rogéria Medeiros. A nefrologista explica que a urina ideal deve ser amarelo claro, quase transparente. A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde da população. Infecções, desidratação, disfunções no fígado e problemas renais podem dar sinais por meio da coloração do líquido.

“É assim que sabemos que estamos bem hidratados e os rins estão funcionando bem. Quanto mais o corpo estiver desidratado, mais concentrada será a urina, chegando a um amarelo escuro, meio amarronzado”, ressalta.

Em contrapartida, a urina vermelha, rosa ou tingida de sangue pode ser um sinal alarmante e indicar a presença de sangue na urina. Neste caso, pode ser causado por diversas condições, incluindo infecções do trato urinário, pedras nos rins, lesões na bexiga ou problemas mais sérios, como câncer de rim.

“É fundamental procurar atendimento médico imediato, se notar esse tipo de alteração na cor da urina”, lembra a docente. Em alguns casos raros, a urina pode adquirir uma tonalidade azul ou verde, o que pode ser atribuído a certos alimentos, corantes alimentares ou medicamentos que contêm corantes artificiais.

“Embora geralmente inofensivas, essas mudanças de cor na urina podem ser preocupantes, especialmente se você não tiver consumido recentemente alimentos ou medicamentos que possam causar essa coloração. Portanto, é aconselhável consultar um médico para investigar possíveis causas subjacentes”, reforça Medeiros.

Odor e presença de espuma também dão indícios sobre a saúde

Outros aspectos, além da cor, como odor, frequência e presença de espuma, também dão indícios sobre a saúde. “Urina com odor forte e desagradável pode ser um sinal de infecção ou desequilíbrio na dieta. A frequência urinária anormal, mais de seis ou oito vezes por dia em uma pessoa corretamente hidratada, acompanhada ou não de dor ou desconforto, exige atenção”, frisa.

“Da mesma forma, se há espuma na urina, pode significar que o indivíduo fez muito esforço físico, não se hidratou corretamente e está perdendo proteínas. O ideal é que um médico seja consultado para garantir o melhor tratamento", conclui a nefrologista.

Caso a cor da urina permaneça alterada por mais de 3 dias, é recomendado consultar o clínico geral, urologista ou ginecologista para que seja feita uma avaliação dos possíveis sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de ser recomendada a realização do exame de urina para identificar a causa da alteração da cor.

 

AS DIVERSAS COLORAÇÕES DA URINA:

- URINA TRANSPARENTE

A transparência indica hidratação em excesso, que pode ser prejudicial quando o corpo mais absorve do que elimina o líquido. A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia.

- URINA DE COR AMARELO CLARO

É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.

- URINA DE COR AMARELO ESCURA

Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica falta de água no organismo.

- URINA DE COR AMARELO ÂMBAR

Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

- URINA ALARANJADA

Pode estar relacionada a algum alimento e concentração de vitamina C, mas, caso seja persistente, pode indicar problemas na vesícula e doenças do fígado.

- URINA ROSADA OU VERMELHA

Essa cor pode estar relacionada à presença de pigmentos de alimentos, como beterraba, mas que não deve ser permanente. Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

- URINA DE COR CASTANHA OU AMARRONZADA

No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal.

- URINA ESVERDEADA OU AZULADA

Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana.

- URINA PRETA

Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.

- ESPUMA E EFERVESCÊNCIA

É comum aparecer espuma ou efervescência em jatos fortes de urina, mas, em outros casos, pode estar relacionada à eliminação de proteína.

 

Tags:

Mossoró
urina
saúde

voltar