Domingo, 24 de novembro de 2024

Postado às 09h30 | 03 Mai 2024 | redação Cobertura vacinal contra a Influenza é de 26% em Mossoró, segundo dados da Saúde

Crédito da foto: PMM Cobertura vacinal em Mossoró está baixa

Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato

Nos últimos anos, os índices de cobertura vacinal no país estão caindo, acendendo o alerta das autoridades de saúde para a intensificação das orientações sobre a importância das vacinas. Um dos exemplos dessa queda na cobertura vacinal é em relação à vacina contra a Influenza.

Em todo o país, menos de 25% do público-alvo havia sido vacinado contra a Influenza desde o início da campanha, de acordo com os dados do G1. Em Mossoró, a realidade é bem parecida, uma vez que a cobertura vacinal contra a doença é em torno de 26%, conforme as informações repassadas por Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do Município.

Ele informou que, diante dessa baixa cobertura vacinal, que é uma realidade nacional, a Secretaria Municipal de Saúde foi orientada pelo Ministério da Saúde a ampliar a campanha e liberar a vacinação para todas as pessoas com mais de seis meses de vida. “Nós abrimos a campanha para todo o público acima dos seis meses de idade, após a orientação do Ministério da Saúde, uma vez que o índice de cobertura vacinal está abaixo do esperado”, disse.

A campanha foi aberta ao público geral nesta quinta-feira, 2, e, no primeiro dia de ampliação, registrou uma adesão abaixo do esperado. “A procura pela vacina neste primeiro dia foi tranquila e pode ser considerada baixa, já que nenhuma unidade solicitou reposição das doses que já estavam em estoque”, informou.

A população pode encontrar as doses contra a Influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. As doses já vinham sendo disponibilizadas para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, como é o caso das grávidas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde, puérperas, professores, pessoas com doenças crônicas, entre outras.

A ampliação da campanha tem como objetivo garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. Etevaldo de Lima frisa que, apesar de toda a população estar liberada para tomar a vacina, as doses continuam sendo disponibilizadas, também, para o público-alvo, que é mais suscetível ao agravamento dos casos.

“Reforçamos que todos os que ainda não receberam a vacina, que protege contra os principais tipos de gripe em circulação, devem procurar as UBSs e demais pontos de aplicação da vacina disponibilizados pela Prefeitura”, enfatizou o coordenador de Imunizações de Mossoró, Etevaldo de Lima.

Nesse sábado, 4, a Secretaria Municipal de Saúde realizará um Dia de Vacinação, das 10h às 18h, no Partage Shopping, e das 8h às 17h em duas UBSs, a Chico Costa, no bairro Santo Antônio, e a Maria Soares, no Alto de São Manoel. Nos locais, além da vacina contra a Influenza, também estarão sendo ofertadas outras vacinas como a da dengue, covid-19, HPV, entre outras.

 Vacinas contra Influenza também estão sendo ofertadas na Faculdade de Enfermagem da Uern

A Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a Secretaria de Saúde de Mossoró, está oferecendo a vacina da gripe para diversos públicos. Os atendimentos para vacinação são realizados de segunda a quinta-feira, das 17h às 20h.

O horário de funcionamento do serviço foi pensado para atender quem trabalha durante o horário comercial e não tem tempo de se vacinar pela manhã ou tarde nas unidades municipais de saúde.

O prédio está localizado na Rua Desembargador Dionísio Filgueira, 383, Centro. Para a vacinação, é preciso levar documento com foto e cartão de vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação promovida pelo Ministério da Saúde é vista como uma das medidas de prevenção mais importantes contra a Influenza, uma infecção respiratória aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.

 

Tags:

Mossoró
Saúde
vacina
gripe

voltar