Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
Desde o fim do mês de abril, a população do Rio Grande do Sul sofre com as consequências das enchentes que atingem o estado. Diante desta situação, estão sendo realizadas ações emergenciais em todo o país, com o objetivo de auxiliar as vítimas da tragédia que atinge o povo gaúcho.
Em Mossoró, já foram instalados dois pontos de coleta para ajudar aos desabrigados pela enchente dos rios. O primeiro ponto de coleta é no setor da reitoria do campus central da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). No local, estão sendo arrecadadas vestimentas, roupas de cama e banho. A Voepass Mossoró já recebeu quase 2 toneladas de doações.
As pessoas podem deixar as doações no campus central, bem como nos campi de Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros.
A Universidade divulgou uma nota de solidariedade, na qual expressa profundo pesar às vítimas da tragédia e informou que a Ufersa se solidariza com a população que perdeu tudo devido à enchente.
“Neste sentido, a Universidade se mobiliza para a arrecadação de vestimentas e roupas de cama e banho que será encaminhada para a população desabrigada”, informou a nota, assinada pela reitora Ludimilla Oliveira.
Outro local que está sendo ponto de coleta para a doação dos mossoroenses é o Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado. A empresa Voepass Linhas Aéreas encabeça a campanha “Um por todos, todos por um”. Os donativos podem ser entregues nos balcões de atendimento, das 10h às 16h30. São arrecadados alimentos não perecíveis, agasalhos, roupas e itens de higiene pessoal.
“Nossa paixão por voar nos permite que sonhos possam decolar todos os dias conosco, neste momento, convidamos todos a usar esta mesma paixão para ajudar ao próximo. O Rio Grande do Sul passa por um momento delicado devido às fortes chuvas. Contribua e faça parte dessa corrente do bem”, informava o comunicado da empresa.
Uern está incentivando o voluntariado no auxílio às vítimas das enchentes no RS
Diante da situação emergencial que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está incentivando a ação voluntária de profissionais na área da saúde para compor o banco de voluntários da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.
Os profissionais poderão ser convidados a auxiliar os municípios gaúchos afetados pelos eventos climáticos e chuvas intensas. Até o momento, mais de sete mil profissionais de saúde já se inscreveram na ação voluntária.
A colaboração desses profissionais se dará em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde. Para se voluntariar, os profissionais deverão preencher o cadastro disponibilizado pela Secretaria de Saúde do RS.
Ao fazer o cadastro, o profissional autoriza que seus dados sejam disponibilizados pela secretaria estadual para as gestões municipais e instituições de saúde caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho.
O cadastro é destinado àqueles profissionais com disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios. A inscrição não é garantia da convocação do profissional, como também não gera vínculo empregatício.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul também lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária.
Tags: