Domingo, 22 de dezembro de 2024

Postado às 11h45 | 13 Mai 2024 | redação Pesquisa: Pint of Science, um brinde à ciência na Uern nesta semana

Crédito da foto: Uern Edição deste ano terá programação em Mossoró e Patu

Jornal de Fato / Uern

A ciência vai invadir restaurantes e bares de 179 cidades brasileiras entre os dias 13 a 15 de maio, e o Rio Grande do Norte não ficará de fora. Serão três noites para brindar à curiosidade humana e ao conhecimento científico durante o festival internacional de divulgação científica Pint of Science, que ocorrerá este ano em Mossoró e Patu.

O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que haverá os bate-papos científicos. Para conferir a programação, acesse www.pintofscience.com.br.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) organiza as iniciativas locais do encontro. Em Mossoró, essa responsabilidade é dividida com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

“O evento é um espaço importante de popularização da ciência. Leva-se para um espaço pouco usual e para um público bem diversificado a discussão de temas curiosos sobre a ciência, de uma forma descontraída e dinâmica”, disse o professor Álvaro Marcos, do Departamento de Ciências Biomédicas, que organiza o evento junto com a professora Cibele Santos, da Ufersa.

A professora Kamila Sousa, do Departamento de Educação do Campus Patu, trata do Pint of Sciente em sua cidade. Para a docente, “vislumbramos mais uma possibilidade de levar para a população, de forma gratuita e dinâmica, temáticas atuais e que nos deparamos no dia a dia, por exemplo, as discussões em torno da educação e das tecnologias, da inteligência artificial e as formas de ensinar e aprender a partir das plataformas digitais”.

“O Pint of Science é um evento de grande importância que aproxima a ciência do público em geral de uma maneira única e acessível, ao levar pesquisadores para bares e espaços informais, criando um ambiente descontraído em que as pessoas podem aprender sobre os mais recentes avanços científicos e tecnológicos”, registrou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).

Ela completa que a presença da Uern no evento demonstra seu compromisso com a divulgação científica, contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada, crítica e participativa. A iniciativa ocorrerá simultaneamente em 179 cidades brasileiras e em mais de 25 países.

 

Diversidade de dias e temas marca a programação

A programação de Mossoró ocorre nos três dias, sempre às 19h30 no Restaurante Buscapé Budd, com participação gratuita. A coordenação é dos professores Alvaro Lima pela Uern e Cibele Santos pela Ufersa.

Em 13 de maio, haverá duas palestras: o jornalista Bruno Barreto falará sobre “Inteligência artificial como aliada das fake news” e professor Lima Júnior, da Uern, sobre “Deepfakes, algo de bom na aplicação dessa tecnologia”.

O professor Jean Berg Alves, da Ufersa, e o professor Néliton Marcolino de Araújo, da Uern, estão responsáveis pelo segundo dia. O tema do primeiro é “Uma odisseia na evolução da carne na nossa alimentação” e do segundo, “A história da cerveja: dos potes de barro aos barris de metal”.

No último dia, o psiquiatra Paulo Rafael falará sobre “Cérebro turbinado: como funcionam e quais os riscos das drogas da inteligência” e a nutricionista Aliciane Maralhães, sobre “Onde os fracos não têm vez: a epidemia do uso de anabolizantes”.

Patu recebe o evento no dia 13 de maio no Café Jesuíno – Café, Forró e Cultura, a partir das 19h30. Na ocasião, será ministrada a palestra “Educação 4.0 e a evolução dos tutores inteligentes: oportunidades para inovação curricular” pelo professor Roberto Mariano de Araújo Filho. A discussão será em torno de como essas tecnologias não apenas personalizam a aprendizagem, mas também abrem novos caminhos para a inovação curricular.

O Pint of Science Patu está sob a coordenação das professoras Kamila Sousa e Andréia Nóbrega, do Departamento de Educação; Luciana Nery e Annie Figueiredo, do Departamento de Letras; e do professor Roberto Mariano de Araújo Filho, do Departamento de Matemática, todos da Uern.

 

Tags:

Uern
Ufersa
pesquisa

voltar