Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025

Postado às 11h45 | 22 Mai 2024 | redação Coluna César Santos: há 27 anos, Rosalba criava o Mossoró Cidade Junina

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato Ex-prefeita Rosalba Ciarlini em uma das edições do Mossoró Cidade Junina

COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO

O Mossoró Cidade Junina celebra 27 anos nesta quarta-feira, 22. Foi lançado ao público nesta data, em 1997, pela então prefeita Rosalba Ciarlini, em grande evento no Teatro Lauro Monte Filho, seguido de apresentação de grupos folclóricos e de quadrilhas juninas na Praça Vigário Antônio Joaquim.

A primeira edição foi realizada entre os dias 1º a 29 de junho, na Estação das Artes Elizeu Ventania. Até então, os festejos juninos eram realizados nos bairros e durante três dias se concentravam no antigo “Largo do Povo”, onde hoje está construído o Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini.

Quando pensou numa cidade junina, Rosalba Ciarlini teve a preocupação de encontrar o melhor lugar para receber o evento de grande expressão. Foi daí que surgiu a ideia de o município adquirir a antiga estação ferroviária, junto à Reffsa, e transformá-la na Estação das Artes.

Portanto, dois grandes feitos que somaram: a Estação das Artes e a Cidade Junina.

Em seguida, o MCJ ganhou novos projetos, envolveu todas as expressões culturais dentro do mesmo evento, e alcançou a fama de uma das três maiores festas juninas do país.

Só que, recentemente, o MCJ perdeu o melhor tecido cultural quando gestores decidiram transformar o evento em uma festa de shows populares, abrindo mão da responsabilidade com as raízes culturais da cidade.

De sorte, o Mossoró Cidade Junina se consolidou na Estação de Todas as Artes.

 

FRASE

“Criamos o Mossoró Cidade Junina para ser o evento de todas as culturas”

ROSALBA CIARLINI – Ex-prefeita de Mossoró

 

ABSURDO

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) mandou excluir a CDL da comissão de revisão e atualização do plano diretor de Mossoró. Motivo: o presidente da entidade, Stênio Max, é filiado ao PL do pré-candidato a prefeito Genivan Vale. Postura ditatorial que desconhece a importância da CDL.

 

VAPT-VUPT

Menos de 48 horas após lançar a pré-candidatura do professor Ronaldo Garcia à Prefeitura de Mossoró, o Psol decidiu retirar a postulação. Atendeu ao pedido do Rede, com quem forma federação, para transferir a decisão majoritária para outro momento. O Rede ainda sonha com Allyson Bezerra.

 

PAUCO

O publicitário Paulo da Pauco vai tentar um mandato na Câmara Municipal de Mossoró, pelo Partido Verde, que faz federação com PT e PCdoB. Paulo, que já foi presidente do Baraúnas, acredita que chegou o momento de contribuir como vereador. A federação terá nominata fechada com 22 nomes.

 

PEIXEIRO

O vereador Zé Peixeiro (Republicanos) afirma que continua pré-candidato a prefeito de Mossoró e o que a postulação é pra valer. Ok. Mas o problema é que ninguém leva a sério. De qualquer forma, coloquem o vereador na lista das pesquisas de intenção de votos.

 

PROGRESSISTAS

O ex-deputado Beto Rosado, que é vice-presidente estadual do Progressistas, participou de reunião com o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira, em Brasília. Ao lado do deputado João Maia, líder do Progressistas potiguar, eles discutiram estratégia para as eleições 2024. Mossoró colocada em destaque.

 

FROTA

A frota da segurança pública do RN foi 100% renovada. São mais de 600 veículos novos. O último lote de 75 veículos foi entregue pela governadora Fátima Bezerra (PT) nesta terça-feira, 21.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje faz três anos da partida de João Newton da Escóssia Júnior, ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró e do Baraúnas. O filho do ex-prefeito João Newton foi vítima da Covid-19, aos 61 anos.

2 - O vereador Ozaniel Mesquita chamou a atenção para a demanda de cirurgias vasculares em Mossoró. Ele afirma que os atendimentos no município ocorrem apenas de maneira ambulatorial. Não há cuidado da gestão pública com os pacientes que estão na fila de espera.

3 - A Igreja Católica do RN deve ganhar duas dioceses. Uma comissão especial, liderada pelo arcebispo de Natal, dom João Santos, vai estudar a viabilidade das novas dioceses.

4 - O desvio da BR-304 ainda não foi 100% concluído, mas o trânsito na rodovia começa a fluir, embora de forma tímida.

Tags:

Mossoró
Cidade Junina
Coluna César Santos
Jornal de Fato

voltar