Domingo, 24 de novembro de 2024

Postado às 11h45 | 22 Mai 2024 | redação Interdição do trânsito para o Pingo da Mei Dia começará no dia 30 de maio

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato Trânsito no Corredor Cultural em 2023

Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato

A época do ano mais esperada pelos mossoroenses está se aproximando e, já é possível ver os espaços nos quais vão ocorrer as festividades do Mossoró Cidade Junina (MCJ) sendo montados, tanto na Avenida Rio Branco, onde se concentra a maioria dos polos, quanto no Parque de Exposições Armando Buá, onde é realizado o Arraiá do Povo.

Em alguns polos, como o Cidadela, Arena Deodete Dias e Estação das Artes, a montagem já está bem avançada. O Mossoró Cidade Junina será iniciado no dia 1º de junho, com o tradicional Pingo da Mei Dia. A abertura do São João ocorrerá às 12h do dia 1º de junho e contará com três atrações nacionais: Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon e Bell Marques, além de artistas locais.

Para que o Corredor Cultural seja organizado para receber o evento, a Prefeitura de Mossoró anunciou que realizará algumas interdições no trânsito. As interdições no trânsito foram publicadas no Diário Oficial de Mossoró, no dia 20 de maio. De acordo com a Portaria nº 27, a área que compreende o Corredor Cultural será interditada a partir do dia 30 de maio até o dia 2 de junho. O objetivo da interdição é para que os comerciantes e ambulantes tenham tempo hábil para montar as estruturas dos camarotes e barracas.

“Para o Pingo da Mei Dia, fica proibido o estacionamento e a circulação nas vias compreendidas no perímetro no qual ocorrerá o evento, a partir das 20h do dia 30 de maio até às 12h do dia 2 de junho. Às pessoas que estiverem envolvidas na montagem das tendas, barracas, camarotes e similares, bem como no abastecimento de insumos de qualquer natureza, será concedido o prazo de até as 23h e 59min do dia 30 de maio para a finalização dos trabalhos, da mesma maneira na circulação e estacionamento no perímetro do evento Pingo da Mei Dia”, informa a Portaria.

Já no caso do Boca da Noite, evento que encerra o Mossoró Cidade Junina e será realizado no dia 29 de junho, a interdição ocorre a partir das 4h da manhã do dia 29 de junho até as 23h e 59min do dia 30 de junho. “Durante o Pingo da Mei Dia e do Boca da Noite, a avenida Augusto Severo e as ruas Frei Miguelinho, Felipe Camarão e Nísia Floresta ficam liberadas para circulação, exclusivamente das 6h às 17h e 30min do dia 31 de maio a 28 de junho, ficando proibida a conversão à esquerda ou à direita”, informa a Portaria.

Já em relação aos moradores cujo único acesso às residências seja feito pelas ruas interditadas, eles devem solicitar junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito uma autorização de acesso. “Fica autorizado o deslocamento às suas residências mediante autorização emitida pela SESDEM, exclusivamente para a guarda do veículo em definitivo no respectivo dia. A autorização não terá validade nos dias de realização dos eventos juninos Pingo da Mei Dia e Boca da Noite”, aponta a Portaria.

Os moradores que não atenderem ao que determina a Portaria publicada pela Prefeitura de Mossoró estarão sujeitos ao recolhimento do veículo por meio de guincho. Além disso, o morador também deverá pagar a multa, o valor do reboque do guinho, a estadia do veículo e as demais aplicações das sanções jurídicas e administrativas previstas na Lei Nacional n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro e nas normas pertinentes.

 

Interdições no trânsito também vão ocorrer em 17 noites do MCJ

Além do Pingo da Mei Dia e do Boca da Noite, o Mossoró Cidade Junina (MCJ) terá também outras 17 noites com eventos, que ocorrerão no Corredor Cultural, nos polos Estação das Artes, Cidadela e Arena Deodete Dias. Nos dias de festividade, além da Avenida Rio Branco, outras ruas ficarão destinadas apenas para a passagem de pedestres.

“Fica proibido o estacionamento e a circulação na avenida Rio Branco, no perímetro entre a rua Auta de Souza e a avenida Felipe Camarão nos dias 6, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 16, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27 e 28 de junho de 2024 a partir das 18h até as 5h do dia seguinte”, aponta a Portaria nº 27, publicada no Diário Oficial de Mossoró (DOM).

Nestas noites ocorrem as festas na Estação das Artes Elizeu Ventania. No principal polo do Mossoró Cidade Junina, subirão ao palco nomes como Alok, Gusttavo Lima, Luan Santana, Jorge e Mateus, Murilo Huff, Nattan, Wesley Safadão, Mari Fernandez, Gustavo Mioto, Bruno & Marrone, entre outros.

Além dos shows na Estação, ocorrerão também, nas 17 noites de evento, as apresentações das quadrilhas na Arena Deodete Dias, do espetáculo Chuva de Balas no País de Mossoró no Adro da Igreja de São Vicente, apresentações culturais no Polo Antônio Francisco e também os shows de artistas locais no Polo Cidadela.

 

Tags:

Mossoró
trânsito
Pingo da Mei Dia

voltar