Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
O Boletim de Inteligência da Emprotur e dados do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), divulgado nesta quinta-feira, 23, trouxe uma estimativa do número de voos nos aeroportos do Estado. Em Mossoró, no Aeroporto Dix-sept Rosado, a previsão é de que, durante o mês junino, sejam realizados 126 voos comerciais.
A quantidade de voos está dentro da média do que vem sendo registrado, se comparado ao mês de maio (até o dia 15 de maio, de acordo com o setor de estatísticas da Infraero, o Aeroporto Dix-sept Rosado tinha realizado 113 voos). Mas na comparação com junho de 2023, o número de voos é 35% maior do que a média registrada no ano passado (80 voos comerciais).
As rotas de Mossoró incluem destinos como Recife com a Azul, além da VoePASS, que tem 8 voos semanais saindo de Mossoró, 4 para Natal e 4 para Fortaleza. Por meio dos 126 voos já programados, a expectativa da Emprotur e do Sirio é que 8.684 pessoas circulem pelo Aeroporto de Mossoró durante o mês de junho.
De acordo com os dados divulgados no boletim, o número representa um aumento em relação aos anos anteriores. Os números positivos em relação ao Aeroporto de Mossoró podem estar diretamente associados ao Mossoró Cidade Junina (MCJ), que movimenta a cidade durante todo o mês de junho.
De acordo com o estudo feito pela Faculdade de Economia (Facem) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o MCJ de 2023 movimentou R$ 291 milhões. O estudo apontou que a cidade teve 1,3 milhão de visitantes durante a realização do São João.
Além do Aeroporto Dix-sept Rosado, o Aeroporto Internacional de Natal - Governador Aluízio Alves também deve registrar uma grande procura no mês de junho. O total de 1.540 voos planejados representa crescimento de 28% em relação a junho de 2023 e de 26% comparado a junho de 2022, refletindo o crescente interesse na conectividade no aeroporto.
Com 18 ligações, incluindo duas internacionais, o aeroporto espera uma média de 25 chegadas diárias. A cidade do Recife, Pernambuco, continua sendo o destino com o maior número de voos previstos, tanto como origem quanto como destino, consolidando-se como um hub regional.
No setor de companhias aéreas, a Latam lidera com 41% dos assentos ofertados, seguida pela Azul com 26%. Em crescimento, a Latam destaca-se com 54% em comparação a 2023, enquanto a Azul registra um aumento de 45%.
Tags: