Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato
A edição 2024 do Mossoró Cidade Junina (MCJ) será aberta oficialmente hoje (1º) com o tradicional Pingo da Mei Dia. O evento contará com 20 câmeras de reconhecimento facial. Elas serão instaladas nas 10 entradas de acesso ao Corredor Cultural, por onde a população curtirá as diversas atrações que se apresentarão a partir do meio-dia.
De acordo com o Centro de Comando e Controle, cada entrada do evento contará com duas câmeras de reconhecimento facial. Os portões estarão distribuídos no entorno da área do evento, sendo 4 entradas na área leste do Corredor Cultural e 6 na área oeste.
“Nesta edição teremos 10 entradas e em cada uma delas haverá duas câmeras de reconhecimento facial somando 20 em todo o percurso do evento”, explicou Andrews Freitas, coordenador do Centro de Comando e Controle do Mossoró Cidade Junina.
A Prefeitura de Mossoró informou que a entrada 1 está posicionada na Avenida Augusto Severo com a Rua Melo Franco. Já o portão 2 na Rua Frei Miguelinho com a Princesa Isabel. A terceira entrada está instalada na Rua Nísia Floresta com a Princesa Isabel, enquanto que o portão 4 está instalado na Rua Nísia Floresta com a Rua Rui Barbosa.
Ainda de acordo com o Município, o portão 5 está na Rua Felipe Camarão com a Rua Rui Barbosa. A entrada pelo portão 6 é pela Rua Frei Miguelinho com a Rui Barbosa. O sétimo portão de entrada está na Avenida Alberto Maranhão com a Rua Alfredo Fernandes. O portão 8 é pela Avenida Alberto Maranhão com a Avenida Augusto Severo. O portão 9 está num trecho da Avenida Rio Branco com a Rua Duodécimo Rosado, enquanto que o portão 10 está instalado na Rio Branco com a Rua Roderick Grandall.
Andrews Freitas destaca a importância da medida para a segurança do público que estará no Corredor Cultural. “Todas essas câmeras são importantes para a segurança do público. Essas câmeras vão ter correlação com o banco de dados da polícia penal dos foragidos para que caso algum deles venha a adentrar ao percurso a gente possa acionar as forças de segurança locais para que façam os procedimentos cabíveis”.
Além das 20 câmeras de reconhecimento facial instaladas nas entradas, outras 30 serão instaladas ao longo do percurso para o monitoramento. “Para o Pingo da Mei Dia contaremos com 50 câmeras de segurança em todo o evento. Além das 20 câmeras de reconhecimento facial instaladas nas entradas, contaremos ainda com mais 30 câmeras de reconhecimento ao longo do percurso”, finalizou.
Acesso ao Corredor Cultural está restrito
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) está realizando intervenções no trânsito nas proximidades do Corredor Cultural. Ao todo, há 23 pontos de bloqueio.
A medida visa à organização do trânsito no perímetro da festa e teve início na noite da última quinta-feira (30) e se estenderá até o domingo (2), para agilizar a instalação dos comerciantes no percurso do evento e a logística para a passagem prévia dos trios.
O acesso à avenida está restrito, com liberação parcial e programada entre moradores, comerciantes e o setor de serviços. De acordo com comunicado da SESDEM, não está sendo permitida a entrada de veículos no perímetro do evento desde as 20h de ontem (31). O acesso está autorizado mediante credencial disponibilizada pela Sesdem. Exclusivamente para a guarda do veículo em definitivo. Será proibido o estacionamento no Corredor Cultural.
“Essas intervenções são necessárias para a execução do evento. A segurança vem em primeiro lugar; pensando nisso, iremos implantar de forma estratégica algumas medidas para que os comerciantes possam se instalar com tranquilidade e o morador possa acessar sua residência de forma plena”, explicou Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade.
Os portões de entrada e saída foram distribuídos nas seguintes localidades:
Portão 1: AV. AUGUSTO SEVERO/R. MELO FRANCO
Portão 2: R. FREI MIGUELINHO/R. PRINCESA ISABEL
Portão 3: R. NÍSIA FLORESTA/R. PRINCESA ISABEL
Portão 4: R. NÍSIA FLORESTA/R. RUI BARBOSA
Portão 5: R. FELIPE CAMARÃO/R. RUI BARBOSA
Portão 6: R. FREI MIGUELINHO/R. RUI BARBOSA
Portão 7: AV. ALBERTO MARANHÃO/R. ALFREDO FERNANDES
Portão 8: AV. ALBERTO MARANHÃO/AV. AUGUSTO SEVERO
Portão 9: AV. RIO BRANCO/R. DUODÉCIMO ROSADO
Portão 10: AV. RIO BRANCO. R. RODERICK GRANDALL
Pontos de bloqueio:
1: AV. AUGUSTO SEVERO/R. MELO FRANCO
2: R.JUVENAL LAMARTINE/ R. DUODÉCIMO ROSADO
3: R.JOSÉ OTÁVIO/R. JUVENAL LAMARTINE
4: R. DR. JOÃO MARCELINO/AV. RIO BRANCO
5: R. FREI MIGUELINHO/R. PRINCESA ISABEL
6: R. FELIPE CAMARÃO/ R. PRINCESA ISABEL
7: R. LOPES TROVÃO/ RUA PRINCESA ISABEL
8: R. NÍSIA FLORESTA/R. PRINCESA ISABEL
9: R. MANOEL CIRILO/ R. JOÃO LEITE
10: R. TENENTE JOSÉ AGRIPINO/ R. JOÃO LEITE
11: R. CÉSAR CAMPOS/AV RIO BRANCO
12: R. COELHO NETO/AV RIO BRANCO
13: R. ALMIRANTE BARROSO/AV RIO BRANCO
14: R. JOSÉ BONIFÁCIO/ R. NÍSIA FLORESTA
15: R. NÍSIA FLORESTA/R. RUI BARBOSA
16: R. LOPES TROVÃO/ R. RUI BARBOSA
17: R. FELIPE CAMARÃO/R. RUI BARBOSA
18: R. FREI MIGUELINHO/AV.ALBERTO MARANHÃO
19: AV. ALBERTO MARANHÃO/R. ALFREDO FERNANDES
20: AV ALBERTO MARANHÃO/ R. FRANCISCO ISÓDIO
21: AV. ALBERTO MARANHÃO/AV. AUGUSTO SEVERO
22: AV ALBERTO MARANHÃO/ R. RODERICK GRANDALL
23: AV ALBERTO MARANHÃO/R. MEIRA E SÁ
Tags: