Domingo, 24 de novembro de 2024

Postado às 09h45 | 02 Jun 2024 | redação Uern abre Semana do Meio Ambiente com extensa programação na terça-feira

Crédito da foto: Passarinhada (créditos: Uern/Arquivo) Como parte da programação, o Vem Passarinhar RN conta com grupos guiados

Jornal de Fato / Uern

Em um ano marcado por tragédias climáticas sem precedentes, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promove a IV Semana do Meio Ambiente do Curso de Ciências Biológicas (SeMaBio) e o II Vem Passarinhar RN, com o tema “Homem e Natureza: a busca pela coexistência”. O evento, que ocorrerá de 4 a 8 de junho, convida a comunidade a refletir e agir em prol da preservação ambiental.

“Este evento é uma oportunidade para sensibilizar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental,” disse a professora Danielle Peretti Filgueira, coordenadora do evento. “Queremos promover uma maior conscientização e inspirar ações concretas que contribuam para a proteção do nosso planeta.”

De acordo com a docente, em 8 de junho, haverá uma ação específica do II Vem Passarinhar RN no Parque Ecológico Maurício de Oliveira, mais conhecido como Parque Municipal. No local, será realizada uma atividade de observação de aves como forma de engajamento e de imersão na natureza. “Teremos o pessoal especializado como guias, acompanhando grupos e, junto a nós, teremos também cuidados com a saúde, questões pessoais, como a equipe também integrada com essa realização”, completou.

A semana terá programação diversificada, incluindo palestras, oficinas e atividades práticas focadas na proteção da biodiversidade e na conscientização sobre os impactos ambientais. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância de respeitar todas as formas de vida e de adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia.

“Eu acredito que contribui muito para você conseguir gerenciar atividades. Tendo essas experiências, você consegue organizar esse tipo de dinâmica quando for professor, auxiliando nos eventos da escola”, disse a estudante Nayara Kelly, que participou da comissão organizadora do evento no ano passado.

Também participante do ano passado, o professor Lima Júnior, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), completa: “É um evento superimportante esse tipo de evento não só pelo tema, mas pela integração de alunos e pesquisadores, principalmente faz com que os novos estudantes tenham a real dimensão do que é a universidade”.

 

Toda a comunidade acadêmica deve participar

Para os organizadores do evento, a Uern tem um papel fundamental na liderança de iniciativas ambientais em nossa região. Por isso, com o Dia Mundial do Meio Ambiente se aproximando, existe uma convocação para toda a comunidade acadêmica – estudantes, professores e funcionários – a contribuir ativamente para a programação.

Para facilitar a organização e divulgação de todas as atividades da Semana, cada setor apresenta uma proposta de atividades, palestras ou workshops.

Entre os destaques da programação, estão palestras sobre mudanças climáticas, biodiversidade e direito ambiental, além de oficinas práticas como herborização, ilustração biológica e biorremediação. No fim, haverá o “Zen Passarinhar”, uma manhã de observação de aves e contato com a natureza, proporcionando uma experiência de imersão e bem-estar.

Para mais informações, programação completa do evento e inscrições, acesse o site do evento: https://www.even3.com.br/ivsemabio-uern/.

Cabe registrar que o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024, promovido pelas Nações Unidas em 5 de junho, escolheu como tema a restauração da terra, a desertificação e a resiliência à seca. Sob o slogan "Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração", a campanha enfatiza a necessidade urgente de restaurar ecossistemas degradados e combater a desertificação, que ameaça a sustentabilidade de ambientes em todo o mundo e a vida das comunidades que dependem deles.

O foco em tais questões é crítico, uma vez que a degradação da terra afeta não apenas a biodiversidade e os ecossistemas, mas também a capacidade dos ambientes de fornecer recursos essenciais como água e solo fértil, essenciais para a agricultura e a subsistência de bilhões de pessoas. Ao restaurar a terra e fortalecer a resiliência contra a seca, o objetivo é promover um futuro mais sustentável e justo.

Tags:

Mossoró
UERN
meo ambiente

voltar