Professores e professoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovaram um dia de paralisação em defesa da valorização docente. O movimento faz parte da campanha salarial a categoria.
Em assembleia nesta quinta-feira, a direção do sindicato da categoria – Aduern - repassou detalhes das negociações até o momento entre a Comissão de Campanha Salarial (grupo de docentes escolhidos em assembleia para representar a categoria nas discussões salariais) e a Reitoria da universidade.
Os integrantes da comissão de campanha salarial tiveram um espaço garantido e realizaram falas trazendo elementos sobre o atual estágio de negociação com a Reitoria. Foi colocado nas falas o esforço da comissão em buscar alternativas para recomposição salarial, mas também foram abordadas as tratativas junto à Reitoria para ser apresentada uma proposta numérica, mesmo diante da incerteza sobre o orçamento da universidade para os próximos anos.
Após ampla discussão e a incerteza de percentuais, foi apresentada a proposta de um dia estadual de paralisação dos docentes da Uern, em protesto à morosidade na negociação por parte da administração da universidade.
Também foi formada uma comissão de mobilização que irá organizar o dia de paralisação. Junto com a direção da Aduern, a comissão será formada pelas professoras Magda Lima (FAEN), Rivânia Moura (FASSO) e Flávia Spinelli (FAFIC), pelos professores Alessandro Nóbrega (FE) e Emílio Ribeiro (Fala).
Docentes de outros campi também manifestaram interesse em participar da comissão de mobilização e ficou acordado que serão formados comitês locais em cada cidade com campus da Uern.
Ainda foi acertado que a Comissão de Campanha Salarial continuará as tratativas com a Reitoria na tentativa de uma proposta que contemple a valorização salarial reivindicada pelos docentes.
Tags: