Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 11h15 | 07 Jul 2024 | redação Uso da IA será um dos principais temas no Congresso Celebrar

Crédito da foto: Divulgação Professor Gustavo Barbalho Emiliano, mestre em odontologia Legal

Jornal de Fato

Não há dúvidas de que a tecnologia dentro da área da saúde é uma aliada essencial. E ela não veio para substituir ninguém, mas, sim, contribuir de forma exponencial com benefícios na medicina e na odontologia.

O uso da tecnologia tem sempre o intuito de diminuir erros, melhorar a qualidade de vida do paciente, possibilitando visualização dos resultados com qualidade, rapidez e próximo do real.

Além dos prontuários eletrônicos, diagnósticos, confecção de próteses dentárias, cirurgias remotas, a telemedicina e a prática forense são alguns dos assuntos que serão discutidos durante o Congresso Celebrar, que Mossoró sediará no mês de agosto.

O uso da Inteligência Artificial (IA) estará em debate. Para isso, o Celebrar contará com dois profissionais reconhecidos:

O professor Gustavo Barbalho Emiliano, que é cirurgião dentista, mestre em odontologia Legal e doutor em Bioctecnologia;

E o engenheiro Itamir de Morais Barroca Filho, pesquisador, doutor em sistemas de saúde e computação da UFRN e Metrópole Digital, além de larga experiência em pesquisa e inovação na área de Inteligência Artificial no Brasil, Estados Unidos e Europa, com várias publicações premiadas mundialmente nesta área.

Além destes profissionais, o Instituto Metrópole Digital estará presente no evento com todo seu know how de tecnologia, reconhecido internacionalmente, proporcionando ao evento o compartilhamento das mais relevantes tecnologias aplicadas na saúde.

O Celebrar é o maior congresso de odontologia do Rio Grande do Norte e um dos principais do Nordeste, idealizado e realizado pelo Instituto Oral Clínica. Neste ano, a coordenação do evento espera contar com participantes de todas as partes do país, dada ao elenco de palestrantes e debatedores convidados.

“A nossa expectativa é a melhor possível. Nós teremos grandes profissionais da odontologia e de outros segmentos da medicina. Ampliamos as oportunidades de debate e de conhecimento, por isso, estamos empolgados com a edição do Celebrar 2024”, afirma o cirurgião dentista Ney Robson, diretor-presidente do Instituto Oral Clínica.

A edição 2024 do Congresso Celebrar será realizada entre os dias 8 a 10 de agosto, Thermas Hal de Mossoró, com a temática “Inovação em saúde”.

 

Como inovar na saúde?

Inovação em saúde é tema principal do Congresso Celebrar em Mossoró, que neste ano contará com mais de 80 palestrantes nas áreas de Medicina e Odontologia. A expectativa é bater um novo recorde com mais de 1 mil participantes.

O evento promoverá debates de temas impactantes como os novos tipos de tratamentos, os novos materiais, novos medicamentos e a inovação em tecnologia por meio da Inteligência Artificial, robótica e telemedicina, além de um pensamento inovador, que está revolucionando o mercado.

“Estamos em um ponto de virada histórica diante de milhares de patologias e condições genéticas e de imprecisões de tratamentos médicos. Essas novas tecnologias não irão substituir o homem, mas, sim, potencializar as habilidades com práticas mais modernas, personalizadas e precisas em um mercado bilionário já existente”, afirma o cirurgião dentista Ney Robson, idealizador do Celebrar.

Além de temas específicos da área da saúde, assuntos como gestão, empreendedorismo, case de sucesso serão discutidos durante os três dias do evento, que ainda contará com uma expressiva feira comercial.

“Vamos compartilhar conhecimentos e soluções inovadoras, além de trocar experiências do que há de mais atual na medicina e odontologia com especialistas renomados”, afirma Ney.  “Vamos transformar a visão de todos os palestrantes para uma prática da medicina e da odontologia mais moderna e inserindo todos na vanguarda de sua profissão”, adianta.

O Congresso Celebrar conta com apoio das principais instituições como os conselhos regionais de Medicina (CRM) e Odontologia (CRO), da Associação Médica, das universidades do Estado do RN (UERN) e Federal Rural do Semi-Árido (IFERSA), além da Metrópole Digital e das universidades privadas Uninassau e Facene.

 

O que é odontologia?

A Odontologia é a área da saúde que estuda e trata o sistema estomatognático, ou seja, o rosto, pescoço, boca, dentes, ossos e articulações faciais. Os profissionais da Odontologia são odontologistas, conhecidos popularmente como dentista ou cirurgião-dentista.

A profissão tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes. Além de cuidar dos ossos da face, a língua e articulações da mandíbula com o crânio.

A história da Odontologia não possui data exata de início. Na pré-história, por meio de pedras e pergaminhos, acreditava-se que o sol curava todas as infecções, inclusive as dentárias. Apesar de não existir uma especialidade, as preocupações com o tratamento dos dentes sempre foram presentes. Em 1363, foi a primeira vez se ouviu o termo “dentista”. Isso por meio de Guy de Chauliac, cirurgião-dentista em Avignon.

 

O que faz o médico odontologista?

O odontologista faz tratamentos como a restauração de dentes, extração e limpeza, produção de próteses, realização de cirurgias, tratamento de doenças na gengiva, bochecha e língua. Eles são capazes de identificar doenças por meio de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais, e então realizam o tratamento adequado. Trabalham na prevenção de doenças dentárias e sistêmicas, principalmente câncer, leucemia e disfunção da articulação temporomandibular.

O dentista também realiza tratamentos estéticos relacionados à saúde bucal, como facetas de porcelana ou lentes de contato, gengivoplastia, botox facial, preenchimento com ácido hialurônico e bichectomia.

Tags:

Celebrar
Congresso
IA

voltar