Quinta-Feira, 09 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 11 Jul 2024 | redação Mais de 8 toneladas de cabos irregulares são removidas de postes

Crédito da foto: Neoenergia Cosern Ação reforça segurança com população, reduz poluição visual nas ruas

A Neoenergia Cosern retirou 8,03 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares dos postes da rede elétrica em 17 municípios potiguares no primeiro semestre de 2024. Assu, Mossoró, Campo Redondo, Natal, Lagoa Nova e Ceará-Mirim foram, respectivamente, as cidades com o maior volume de fios irregulares de telefonia e de internet removidos (confira ranking completo abaixo).

O material, quando não está instalado de forma correta, representa um risco à segurança da população e à estrutura dos postes. Nas próximas semanas, novas ações estão programadas para diversas cidades potiguares.

“A Operação Ordenamento é permanente e tem como objetivo reforçar a segurança com a população e com nossos colaboradores, mitigar os riscos de desgaste das nossas estruturas, assim como a poluição visual ao longo do cabeamento, e identificar ligações clandestinas de cabos de telecomunicações”, ressalta Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Cliente da Neoenergia Cosern.

Como se regularizar

As empresas de telecomunicação precisam apresentar projeto e aguardar a análise e aprovação da distribuidora antes de lançar os cabos nos postes, conforme determinação das agências reguladoras ANEEL/ANATEL/ANP.

As irregularidades identificadas pela Neoenergia Cosern durante a fiscalização são tratadas da seguinte forma:

Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, caixa de terminação óptica ou reservas técnicas fora da norma, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.

Ranking dos municípios

 

Município

Volume removido (kg)

Assú

2.197,8

Mossoró

1.038,2

Campo Redondo

1.000

Natal

572,6

Lagoa Nova

550

Ceará Mirim

473,6

Santa Cruz

400

Pau dos Ferros

348

Marcelino Vieira/Tenente Ananias

326,5

Guamaré

291

São Miguel (Oeste)

262,86

Natal

256,6

Brejinho

70,6

São Paulo do Potengi

58

Encanto

46,8

Serra caiada

22

Total Geral

8.034,96

Fonte: Neoenergia Cosern

Tags:

Neoenergia
Cosern
cabos
postes

voltar