A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará o 3º Festival de Triathlon no dia 20 de julho, às 6h30, na Faculdade de Educação Física (Faef), Campus Mossoró. O evento, que já se tornou um marco no calendário esportivo da Universidade, promete reunir estudantes, servidores e membros da comunidade em um dia de competições e integração.
Professor do Departamento de Educação Física da Uern, Adalberto Veronese da Costa destaca a importância do festival para a universidade e a comunidade local. "A minha opinião com relação ao evento de triatlo é, primeiro, a possibilidade de unir o segmento estudantil, técnico-administrativo e docente, participando de um evento dentro da própria Universidade, junto com a comunidade. Nós criamos essas três categorias - aberta, servidor e estudantil - para garantir a participação de todos", afirma o professor.
O Festival de Triathlon contempla provas de natação, ciclismo e corrida. As competições serão realizadas por equipes compostas por três atletas, sendo um atleta para cada modalidade.
O trio deverá ser misto, com a presença obrigatória de, pelo menos, um homem ou uma mulher em cada equipe. "Entendemos que o triatlo é uma modalidade que precisa ser mais difundida na cidade. A UERN, por meio do curso de Educação Física, propõe eventos como este para avaliar o impacto na comunidade. Percebemos um crescimento no número de pessoas praticando natação, ciclismo e corrida em nossa cidade", explica o professor Adalberto.
As provas variam de acordo com a categoria: estudantes e servidores terão 125m de natação, 3km de ciclismo e 1,2km de corrida; já a comunidade competirá em distâncias de 225m de natação, 5km de ciclismo e 2,4km de corrida.
Independentemente da categoria, todos os competidores receberão medalhas de participação. As três primeiras equipes de cada categoria serão premiadas com troféus. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 9 de julho, pelo Instagram do evento, @fest.triathlon.
"O triatlo será um momento de congraçamento desses três esportes e também uma oportunidade de unir o segmento estudantil, técnico-administrativo e docente", reforça o professor Adalberto.
A iniciativa da Uern visa promover a saúde e o bem-estar, além de incentivar a prática esportiva em diferentes grupos da sociedade.
Participantes destacam importância do esporte da Universidade
A segunda edição do evento ocorreu em março deste ano, quando esportistas e amadores das modalidades de natação, ciclismo e corrida participaram da competição na Faef.
Ao todo 17 equipes, entre as categorias universitário (voltada para estudantes da Uern) e open (aberta a comunidade geral), estiveram presentes. Cada equipe era composta por três atletas, sendo um atleta para cada modalidade (natação, ciclismo e corrida).
Para o estudante do curso de Medicina da Uern, Gabriel Banhato, que competiu no festival, é muito gratificante esse momento de interação entre a comunidade acadêmica através da prática de esporte. “Sempre tive vontade de participar do triatlo e é muito bom ter a introdução desse tipo de evento na nossa universidade”, destaca.
O atleta Gilson Nascimento, que participou da categoria open, destacou que é muito importante a Uern fomentar a prática de esporte. “Eu já pratico ciclismo. E é muito gratificante podermos ter espaços como esse para a prática esportiva. Mais do que a competição, é um incentivo à qualidade de vida”, declara. A competidora Driele Costa reforça a declaração do colega. “É muito bom ter um espaço como esse que possa incentivar a prática da atividade física”, declara.
O professor Mairton França, que também participou do evento, ressaltou que o Festival é uma forma de integrar os setores da Universidade e comunidade externa. “Como é um Festival, a gente não tem aquele ímpeto da competição e chegar primeiro. Então, estamos todos aqui com o objetivo de divulgar o esporte e confraternizar com os colegas”, diz.
Tags: