Sexta-Feira, 18 de outubro de 2024

Postado às 08h15 | 20 Jul 2024 | redação Kadetes mirins: mossoroenses participam de curso experimental de astronauta

Crédito da foto: Cedida Adolescentes participaram do curso experimental de astronauta em Brasília

Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato

Dois adolescentes mossoroenses estiveram recentemente em Brasília em busca de conhecimento e experiência no campo da astronomia. Maria das Graças Dutra de Lira, de 11 anos, e Francesco Cavalari, de 12 anos, participaram do Curso Experimental de Astronauta Análoga Mirim, patente Kadete Mirim 2, promovido pela Tripulação de Saturno.

Apaixonados pelo universo celeste, a dupla recebeu treinamento básico e teve a oportunidade de participar de uma missão espacial simulada. A iniciativa é conduzida pela renomada Wogel Academy.

Maria das Graças compartilhou sua imensa felicidade em realizar o sonho de participar desse curso, destacando que ela e Francesco se dedicam ao estudo da Astronomia desde cedo. “O curso da Wogel foi uma experiência incrível. Ele abriu portas para conhecimentos que nem todo mundo tinha ouvido falar. Ele treina muito as suas habilidades com a criança, adolescente ou adulto; treina convivência com os outros, treina os seus conhecimentos e também treina muito o trabalho em equipe, porque se um astronauta ou um astronauta análogo não tem trabalho em equipe, ele não vai saber muito se comunicar com os outros e a missão pode até acabar dando errado”, disse a adolescente que explicou o que é um astronauta análogo.

“O astronauta análogo estuda o solo dos planetas na Terra ou no espaço. Ele estuda locais que se pareçam muito com o habitat, o planeta, o local que o astronauta vai ou não vai só para examinar nesses locais muito parecidos com os planetas que os astronautas querem ir; eles treinam tudo que vão fazer lá num local só”, completou.

Francesco Cavalari corrobora a experiência fantástica de participar do projeto. “O curso do astronauta análogo foi muito legal. Fomos muito bem recebidos e quando eu entrei verifiquei várias coisas, como simulador, entre outros. A aula foi bem legal. Foi tudo muito realista. A gente teve que aprender a pilotar um carro de Fórmula 1 e também de aprender a pilotar nave, a mexer em circuitos. Foi extraordinária a nossa visita”, salientou.

O adolescente ressaltou ainda que ficou extremamente emocionado. “Eu me emocionei muito. Foi um lugar onde eu aprendi muito e onde o aprendizado se tornou divertido. Foi algo extraordinário. Me senti lá até como se eu fosse um astronauta de verdade, como se eu fosse um profissional. Eu me senti como um adulto lá”.

 

Jovens fazem parte do projeto “Ciência no Parque” da Ufersa

Maria das Graças e Francesco Cavalari fazem parte do projeto Ciência no Parque, uma importante ação de extensão da Universidade Federal Rural do Sem-Árido (Ufersa). Esse projeto visa estimular o interesse das crianças pelas ciências, com destaque para a Astronomia.

“Essa jornada enriquecedora evidencia o potencial desses jovens talentos e o compromisso da Ufersa em fomentar a paixão pela ciência desde cedo. Que mais iniciativas como essa possam inspirar e capacitar futuras gerações interessadas no vasto universo da Astronomia”, falou a adolescente.

O projeto de divulgação e popularização da Ciência é aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Tags:

Mossoró
kadete
astronautas

voltar