Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 29 Jul 2024 | redação Parceria avança com o programa de Residência em Mecanização da Agricultura Familiar

Crédito da foto: Uern Yang Minli, Zhenghe Song, Cicilia Maia e Alexandre Lima

O fortalecimento da parceria Brasil-China para Mecanização da Agricultura Familiar avançou com o intercâmbio e troca de conhecimento entre os dois países. O assunto foi discutido nesta quinta-feira, 25 de julho, durante reunião realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), onde foram apresentados os primeiros resultados do projeto de mecanização da agricultura familiar no RN e no Maranhão.

A Uern é uma das instituições parceiras e está diretamente envolvida na implantação de uma residência tecnológica para promover intercâmbio entre estudantes e pesquisadores dos dois países. A reunião contou com a presença de uma comitiva da Universidade Agrícola da China (CAU, sigla em inglês para China Agricultural University). Participaram pesquisadores, representantes de movimentos sociais, órgãos do Estado – como Sedraf e Emater – além de outras instituições.

A reitora Cicília Maia reforçou a importância dessa troca de conhecimentos, experiências e tecnologias entre as instituições. “Que a gente possa somar forças e fazer com que esse projeto seja exitoso do ponto de vista dos pesquisadores, das nossas instituições e das pessoas que estão atuando diretamente no programa”, comentou a reitora.

A professora Yang Minli agradeceu o empenho de todas as instituições e entidades envolvidas para o desenvolvimento do projeto. O reitor da instituição chinesa, Zhenghe Song, destacou a felicidade em ver os primeiros maquinários sendo utilizados por famílias de agricultores na região do Vale do Apodi e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do projeto.

Para Alexandre Lima, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), a participação das entidades é muito importante para a consolidação da parceria.

RECEPÇÃO 

Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri) da Uern, representada pelos professores Dr. Pedro Adrião e Dr. Jorge Carvalho, participou do acolhimento e recepção dos pesquisadores chineses em Apodi, no período da manhã, e da reunião realizada pela tarde.

Ao longo da manhã, a equipe participou de reunião com a equipe chinesa e também atuou presencialmente em busca de locais para acomodação dos pesquisadores chineses que atuarão em Apodi, RN, para o Centro de Testagem Internacional para Máquinas Agrícolas.

Os professores Dr. Vinicius Claudino de Sá, do Departamento de Administração, e Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior, do Departamento de Informática, ambos coordenadores do projeto Brasil-China na Uern, também estiveram presentes.

Fonte: Uern


Tags:

Brasil
China
Agricultura
mecanização

voltar