Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025

Postado às 15h00 | 29 Jul 2024 | Redação Salas do Empreendedor somam 40% dos atendimentos na Regional Oeste

Crédito da foto: Divulgação Beatriz Alves é Agente de Desenvolvimento em Janduís/RN

As Salas do Empreendedor se consolidam como pilar para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Rio Grande do Norte. Além de tornar mais acessíveis a desburocratização e a simplificação de processos, o serviço amplia o alcance das ações do Sebrae RN e fortalece economias no interior do estado. Somente na Regional Oeste, os suportes nas Salas do Empreendedor já representam 40% de todo o universo de atendimentos da Agência Sebrae de Mossoró.

Os dados correspondem ao primeiro semestre de 2024. De acordo com o levantamento do Sebrae RN, do total de 12.995 atendimentos da Agência Sebrae de Mossoró, 5.178 são provenientes das Salas do Empreendedor.

O Sebrae atendeu os 5.178 empreendedores nos municípios de Apodi, Baraúna, Campo Grande, Janduís, Upanema, Governador Dix-sept Rosado, Serra do Mel, Grossos, Tibau, Areia Branca, Felipe Guerra e Caraúbas. Em Mossoró, que também integra a Regional Oeste, a Sala do Empreendedor, instalada em maio deste ano, aguarda habilitação para iniciar operação.

Criadas pelo Sebrae Nacional, as Salas do Empreendedor são instaladas nos municípios a partir de parceria estratégica com as gestões municipais. As estruturas concentram uma série de serviços, a exemplo da orientação, formalização de negócios, emissão de documentos, procedimentos burocráticos, além de consultorias especializadas, considerados vitais para quem está começando ou já possui um negócio.

As Salas do Empreendedor funcionam como uma extensão do Sebrae nos municípios do interior do estado. A presença de equipes especializadas, como o Agente de Desenvolvimento (AD), e a estrutura adequada, facilita o acesso a serviços antes acessados somente a partir da Agência Sebrae de Mossoró.

Para a analista técnica do Sebrae RN, Marcione Fernandes, a integração de serviços em estrutura mais próxima dos empreendedores contribui sobremaneira para o fortalecimento das economias dos pequenos municípios no interior do estado.

“A partir do momento que os empreendedores dispõem, em seu município, de uma estrutura que oferece uma gama de serviços essenciais ao empreendedorismo, eles passam a buscar mais informações, a se capacitar mais e mirar no crescimento do negócio. Prova disso são os números expressivos de atendimentos alcançados pelas Salas do Empreendedor aqui na nossa Regional”, observa.

Mão amiga

Ainda conforme os dados, dos 5.178 atendimentos realizados pelas Salas do Empreendedor da Regional Oeste, 46% são de Pessoas Jurídicas (PJ). Ou seja, aquelas que já possuem negócios formalizados, em sua maioria, como Micro Empreendedor Individual (MEI).

Entre os serviços mais buscados, estão constituição, alteração, ou baixa de empresas, emissão ou atualização de documentação, além de orientação sobre legislação, acesso a microcrédito e Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).

Maria Consuelha de Oliveira (foto) atua no setor de vestuário há uma década. Mas viu, nos últimos sete anos, a loja de roupas crescer, graças, segundo ela, às intervenções recebidas após a formalização do negócio na Sala do Empreendedor de Upanema. A microempreendedora individual lembra que, somente a partir do suporte recebido nesse período, pode ter acesso ao crédito e a consultorias personalizadas que impulsionaram o crescimento da loja.

“Aqui é uma sala que sempre está a postos para nos atender, seja por mensagem ou presencial. E eu sou muito grata de ter esse benefício aqui em Upanema. Venho crescendo a cada ano, desde que me formalizei em 2018, através da Sala do Empreendedor. Agora sou atendida pelo Sebrae em visitas e consultorias. Inclusive, vários pontos que venho crescendo foi através das consultorias do Sebrae e, também, pelo apoio da Prefeitura e do Governo do Estado, através de linhas de crédito”, enumera.

Liderança do ranking

Assim como Maria Consuelha, uma média de 20 empreendedores buscam orientação na Sala do Empreendedor de Upanema diariamente. A unidade lidera, em 2024, o número de atendimentos entre todas as 12 salas vinculadas à Agência Sebrae de Mossoró. No período, de acordo com dados do Sebrae RN, dos 5.178 atendimentos da Regional Oeste, 1.532 foram contabilizados em Upanema.

A lista de municípios que mais registraram atendimentos através da Sala do Empreendedor é seguida por Serra do Mel (743), Campo Grande (537), Apodi (507) e Baraúna (496).

Para o Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Upanema, Diego Bezerra, a implantação do equipamento no município tem contribuído diretamente para a melhoria dos negócios. Segundo ele, ao evitar o deslocamento até a Agência Sebrae em Mossoró, a sala possibilita um atendimento mais direto e estimula a utilização dos serviços disponíveis.

Entre os atendimentos mais buscados no local, estão a desburocratização de documentações, emissão da Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e o acesso ao crédito.

“A ideia do Sebrae de instalar as Salas do Empreendedor nos municípios do interior é de grande importância para que os empreendedores locais tenham acesso aos serviços na própria cidade. Antes, os empreendedores de Upanema precisavam se deslocar a Mossoró, tendo custos financeiros para chegar até a agência. Mas, hoje, Upanema conta com uma sala equipada, com todo o suporte necessário do Sebrae e da gestão municipal para realizar esses serviços”, avalia.

Parceria exitosa

Os resultados exitosos obtidos a partir da presença da Sala do Empreendedor também alcançam empreendedores de Janduís. No município do Médio Oeste Potiguar, o número de atendimentos mais que quadruplicou entre 2022 e 2023. Saltou de 100 para 445 atendimentos. Neste ano, somente no primeiro semestre, o acumulado já soma 307 atendimentos.

De acordo com a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Janduís, Beatriz Alves, os números são reflexos da parceria exitosa entre o Sebrae e o município. A estrutura, lembra ela, tornou-se referência para empreendedores do município.

“A sala melhorou muito o ambiente de negócios do município, quando se trata de dúvidas, de como começar um negócio, e de como manter esse negócio em atividade. Hoje, a sala é uma referência para todo empreendedor que sabe que o município consegue dar um apoio e um aporte maior em relação às dificuldades que eles enfrentam. Como costumo dizer, a sala é uma referência na resolutividade de problemas voltados aos empreendedores”, consta.

União de esforços

Em maio de 2022, o Sebrae RN e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) assinaram convênio para execução do Projeto Município + Empreendedor. A iniciativa prevê a instalação de uma Sala do Empreendedor em todos os 167 municípios potiguares. Atualmente, a estrutura já está instalada em 164 deles, sendo 148 habilitadas no sistema de atendimento. A ideia é promover um ambiente favorável ao fortalecimento das economias em todo o interior do estado.

De acordo com o projeto, cabe às prefeituras disponibilizar um espaço físico onde a Sala do Empreendedor será estruturada e equipada. Também é de responsabilidade dos municípios nomear um Agente de Desenvolvimento (AD), articulador entre o Sebrae e os empresários. Já o Sebrae fica responsável pela estruturação da Sala, adotando um modelo funcional, acolhedor e confortável, com mobiliário e equipamentos.

Tags:

sala
empreendedor
atendimento
Mossoró

voltar