Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 18h15 | 06 Ago 2024 | redação Universidade integra discussões no evento do Orçamento Participativo em Mossoró

Crédito da foto: Uern / Secom Reitora Cicilia Maia

Nesta terça-feira, 6, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) integrou os debates na etapa do Orçamento Participativo do Rio Grande do Norte (OP/RN) realizada na Escola Estadual Jerônimo Rosado, em Mossoró. O evento reuniu a população local para discutir e definir as prioridades de investimento do governo estadual para o próximo ano, enfatizando a importância da participação ativa da comunidade acadêmica e local. As definições estarão presentes na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025.

A reitora Cicília Maia destacou a relevância do evento para a Universidade e para a comunidade.

“Vamos ter a oportunidade de ter acesso a um instrumento democrático e popular. Vamos buscar a repactuação de nossa autonomia financeira, para que possamos levar mais serviços de saúde e de educação por meio do ensino, pesquisa e extensão, também por meio da permanência estudantil,” afirmou Cicília. Ela ressaltou a necessidade de mais investimentos para garantir uma educação de qualidade, mencionando a importância de um restaurante universitário e creches para os estudantes.

Além disso, a reitora aproveitou a oportunidade para pleitear um centro de convenções para Mossoró. “A cidade é um polo universitário e precisa desse espaço,” destacou Cicília, sublinhando o papel essencial da infraestrutura para o desenvolvimento acadêmico e social da região.

Adonias Vidal, diretor de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), também enfatizou a parceria da Uern com o governo estadual.

“A Universidade está presente em todas as regiões do estado, desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão. Ela é parceira e dimensiona o orçamento em três territórios. Então, a Universidade está aqui contribuindo para esse momento importante,” explicou Adonias, ressaltando o papel fundamental da academia científica na promoção do conhecimento e no desenvolvimento regional.

O evento em Mossoró é parte de um ciclo de atividades que inclui feiras de serviços e ações do Governo do Estado e seus parceiros, denominado “RN com a Gente: cidadania, participação, inclusão e desenvolvimento sustentável”.

Durante as plenárias regionais, a população tem a chance de eleger prioridades de investimento e representantes para fóruns regionais, além de participar de discussões temáticas através do aplicativo “RN Participativo”.

A programação do OP/RN segue até o dia 13 de agosto, abrangendo outras cidades-polos do estado e garantindo a participação popular em todas as etapas do processo. A iniciativa, que integra o Plano de Investimentos e Serviços (PI) do Governo do Estado, busca consolidar a participação popular como política de Estado, promovendo a cidadania e a inclusão social.

Acesse o formulário a seguir e escolha as principais propostas que você quer priorizar para a Uern: https://participativo.rn.gov.br/ppa-rn/auth

Fonte: Uern

Tags:

Mossoró
RN
Uern
orçamento

voltar