Por Amina Costa / Jornal de Fato
Até esta quarta-feira, 14, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia deve concluir a abertura de 38 novos leitos, distribuídos em alas de pediatria e ginecologia. No último sábado, 10, o Governo do Estado inaugurou 17 novos leitos na ala de pediatria e, até amanhã, devem ser abertos os prontos-socorros pediátrico e ginecológico e as enfermarias ginecológica e obstétrica, totalizando 38 leitos.
Além disso, o centro cirúrgico também começa a funcionar na unidade neste período para atender as urgências e emergências. “O Hospital da Mulher cada dia mais vai cumprindo o papel para o qual foi planejado e construído, ampliando seu serviço para as mulheres, mães e crianças. É um dia de muita felicidade, pois é mais saúde para as crianças e mulheres", afirmou a governadora Fátima Bezerra, durante visita à unidade.
A abertura da ala pediátrica do Hospital da Mulher vai proporcionar também que as obras do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia avancem. E representa um ganho na assistência às crianças, pois o número de leitos que hoje é de 22 no Tarcísio Maia, passa a ser 30, somando as duas unidades.
Para a inauguração dos leitos e do pronto-socorro, a Sesap realizou a estruturação de áreas como a lavanderia, central de materiais e sala de raio-x, além da convocação de mais de 200 servidores efetivos e temporários e a contratação de plantões médicos. "Este é o resultado de um grande esforço por parte do Governo e da Sesap. A abertura dos novos serviços no Hospital da Mulher representa um ganho enorme para a saúde do Oeste", destacou a secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho.
Os pronto-socorros do Hospital da Mulher terão 13 leitos, divididos entre setores de observação e estabilização para os públicos adulto (6) e pediátrico (7). As enfermarias clínicas de obstetrícia e ginecologia terão oito leitos, quatro para cada área. "Essa ala pediátrica ficará incorporada aos serviços do Hospital da Mulher oficialmente. Assim avançamos mais um passo na missão da unidade", completou a diretora-geral do Hospital da Mulher, Elenimar Bezerra.
Hospital da Mulher vem ampliando os seus serviços de forma gradativa
Inaugurado em 29 de dezembro de 2022, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia vem oferecendo uma série de serviços em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para suprir uma demanda reprimida de anos na rede de atenção especializada em saúde, beneficiando mulheres, crianças e adolescentes de mais de 60 cidades de diversas regiões do Estado.
Administrado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e com gestão acadêmica da Uern, a unidade hospitalar oferece serviços que até então não estavam acessíveis na região, como o Ambulatório Trans e Travesti, reprodução assistida, cardiopediatria, densitometria, dentre outros.
A unidade beneficia pacientes de mais de 60 municípios da região Oeste. Desde que entrou em funcionamento, a unidade de saúde vem ampliando sua atuação de forma progressiva.
Os próximos passos do plano de expansão do Hospital da Mulher incluem o início da realização de cirurgias eletivas, a instalação do tomógrafo da unidade e o início da realização de partos. "Cada entrega de um novo serviço do Hospital da Mulher é feita com qualidade para a população. Seguiremos com essa parceria cada vez mais forte", comentou a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicília Maia.
Tags: