Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato
As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão aplicadas neste domingo (18) em 228 cidades brasileiras. No Rio Grande do Norte, 42.967 candidatos se inscreveram para participar do certame. Em todo o Brasil, mais de 2,14 milhões de candidatos disputarão as 6.640 vagas oferecidas no maior processo seletivo para o serviço público da história do Brasil.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 1.322 candidatos no Rio Grande do Norte desistiram de participar do CPNU neste domingo. Com isso, o número de participantes aptos a realizarem a prova no território potiguar fica em 41.645. O órgão federal não informou o total de desistentes por cidade.
O maior número de candidatos inscritos no RN está em Natal. A capital potiguar registrou 28.447 inscrições. Mossoró vem logo na sequência, com 7.414 inscritos, mas somando o número de candidatos por local de prova, a segunda maior cidade do estado registra o total de 7.284 aptos à prova. Ou seja, o número de desistentes no município é de 130 inscritos. Parnamirim soma 4.302 inscritos e Caicó fecha a lista com 2.804.
Em todo o Rio Grande do Norte serão 93 locais de aplicação de provas, sendo que 9 deles em Mossoró. O local com o maior número de candidatos aptos a realizarem o concurso é a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE), com 1.457. Logo na sequência, o Colégio Diocesano Santa Luzia vem com 1.431 candidatos. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) terá 1.140.
As provas serão aplicadas ainda no Colégio Mater Christi (820), CEEP Professor Francisco de Assis Pedrosa (508), CEJA Professor Alfredo Simonetti (22), Escola Estadual Doutor Lavoisier Maia (348), Escola Estadual Jerônimo Rosado (668) e Escola Estadual Professor Abel Coelho (890).
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é um modelo inovador de seleção de pessoas para ingresso no serviço público. Ele consiste na aplicação centralizada e simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal. O objetivo é o preenchimento de vagas em vários cargos públicos efetivos, em diferentes órgãos e entidades do Governo Federal.
O CPNU também objetiva promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de pessoas, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do concurso.
ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES
Os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas, permanecem os mesmos estabelecidos anteriormente ao anúncio do adiamento do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU).
Na manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - e uma redação.
No período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas - de múltipla escolha - de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas - de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.
Ao chegar ao local de prova, é preciso apresentar o cartão de confirmação de inscrição e o documento de identidade original com foto (de acordo com os mencionados no edital). Não serão aceitos em nenhuma hipótese cópias, mesmo que autenticadas.
No caso dos documentos digitais, conforme o edital, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que ocorrerá na entrada da sua sala. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular. O aplicativo GOV.BR pode ser acessado mesmo sem internet. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.
Mais de 54 mil candidatos solicitaram atendimento especial no Concurso Público Nacional
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) comunicou que 54.219 pessoas poderão contar com apoio redobrado durante a prova. O atendimento especial é focado no público formado por Pessoas com Deficiência (PcD), autistas, gestantes e lactantes, além de outros candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.
O JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria de comunicação do MGI para saber o total de candidatos no Rio Grande do Norte que solicitaram o apoio. O órgão federal informou que não há dados regionalizados. Segundo o Ministério, o atendimento às condições especiais solicitadas para a realização das provas passou por processo de análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.
As solicitações encaminhadas por essa parcela de candidatos incluem, entre outros pontos, a colocação do candidato em salas de fácil acesso, fornecimento de mesa e cadeiras separadas, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas, apoio para perna e pé, além de tempo adicional para a conclusão das provas.
No momento da inscrição, foram identificados 1.551 pedidos de gestantes (em alguns casos, situação associada à outra condição/necessidade especial). Os principais apoios solicitados para esse público foram prestação da prova em sala de fácil acesso, apoio para perna e pé, além de mesa e cadeira separadas. Da mesma forma, foram registradas solicitações relativas a 1.874 lactantes, com pedidos de viés semelhante aos das gestantes.
Foram identificadas também 7.035 solicitações de atendimento especial relacionados a autismo (alguns dos registros correlacionados também com a situação de gestante, de lactante ou outras condições). Entre as principais solicitações estão auxílio para leitura/transcrição, tempo adicional, sala de fácil acesso, mesa e cadeira separadas.
As soluções oferecidas pelo CPNU vão atender também outras condições apontadas pelos candidatos, como deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, afasia, entre outros. No total, 43.926 pessoas se inscreveram como pessoas com deficiência.
Kits de provas especiais
Dos 54.219 candidatos, 47.093 (86,8%) contarão com mecanismos de apoio e auxílio, mas pediram acesso à prova comum, como os demais concorrentes. Já os outros 7.126 candidatos receberão kits específicos de provas, preparados principalmente para candidatos com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva.
Ao todo, 3.650 desses candidatos receberão “uma prova ampliada macrotipo 18 e uma prova do ledor — vidente”. Em outros kits, também serão disponibilizadas provas em braile, prova ampliada — macrotipo 24, DVD com videoprova em libras, DVD com prova adaptada para leitor de tela, entre outros. Ao todo, serão 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas apontadas pelo candidato.
LOCAIS ONDE A PROVA SERÁ APLICADA EM MOSSORÓ E A QUANTIDADE DE CANDIDATOS:
ASSOCIAÇÃO CULTURAL MATER CHRISTI – 820
CEEP PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS PEDROSA – 508
CEJA PROFESSOR ALFREDO SIMONETTI – 22
COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA – 1.431
ESCOLA ESTADUAL DR. LAVOISIER MAIA – 348
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO – 668
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ABEL COELHO – 890
FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ (FACENE) – 1.457
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) – 1.140
TOTAL EM MOSSORÓ – 7.284
TOTAL DE CANDIDATOS INSCRITOS NO RN POR CIDADE:
NATAL – 28.447
MOSSORÓ – 7.414
PARNAMIRIM – 4.302
CAICÓ – 2.804
DESISTÊNCIA: 1.322
TOTAL NO RN: 42.967
CONFIRA OS HORÁRIOS DE REALIZAÇÃO DO CPNU (horários de Brasília):
TURNO MATUTINO
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Duração da prova: 2h30
TURNO VESPERTINO
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Duração da prova: 3h30
O QUE PODE E O QUE NÃO PODE LEVAR
DOCUMENTOS PERMITIDOS
Carteira Nacional de Habilitação com foto
Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros
Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos)
Cartão de identidade do trabalhador
Passaporte brasileiro
Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto)
Carteiras funcionais do Ministério Público
Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por Lei Federal, valham como identidade
Carteira de trabalho.
DOCUMENTOS NÃO PERMITIDOS
Cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento de identidade
Certidões de nascimento
CPF
Título de eleitor (impresso ou sem foto)
Carteiras de estudante
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI)
Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
Tags: