Sexta-Feira, 03 de janeiro de 2025

Postado às 10h15 | 20 Ago 2024 | REDAÇÃO Corpo de Bombeiros registra 31 ocorrências de remoção de abelhas no fim de semana

Crédito da foto: Reprodução Abelhas em Mossoró

Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato

O Corpo de Bombeiros registrou 31 ocorrências de remoção de abelhas no fim de semana passado na região de Mossoró. Deste total, 24 delas foram registradas em Mossoró, sendo que a sua maioria na zona rural do município. A corporação destacou que a maioria encontrava-se em árvores.

O Corpo de Bombeiros explica que é de fundamental importância uma vistoria constante caso tenha árvores em quintais e calçadas, próximas à presença humana e de animais. Um dos fatores que explica esse aumento são as altas temperaturas registradas no estado.

“Essa época do ano, de agora até o final do ano, é o período onde há mais reprodução dessas abelhas. Quando elas reproduzem muito, têm que formar novas colmeias e nesse deslocamento para formação de novas colmeias é que elas ficam nos locais e aí, por ventura, atacam as pessoas”, explicou a comandante do 3º Grupamento Militar do Corpo de Bombeiros do RN, na região oeste do Estado, Tenente-Coronel Márcia Martini.

O forte calor e o desmatamento na zona rural faz com que os enxames de abelhas migrem para área urbana em busca de locais mais frescos para construírem suas colmeias, por isso é comum o aumento de incidentes com abelhas nesta época do ano. O calor também deixa as abelhas mais agitadas e agressivas.

RECOMENDAÇÕES

O Corpo de Bombeiros Militar recomenda cuidados pensando na segurança da população para evitar acidentes com abelhas.

A primeira recomendação é ter atenção redobrada com crianças e idosos, como também orientar para que não fiquem próximos ao enxame e não jogar objetos. Outra dica é afastar animais domésticos do enxame e evitar barulhos que possam irritar as abelhas.

O Corpo de Bombeiros também orienta as pessoas que ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento, a recomendação é abaixar-se. Percebendo que será atacado, a orientação é correr em zigue-zague. Em caso de ataque, proteger o pescoço e o rosto das picadas.

Outra dica importante é para pessoas comprovadamente alérgicas. Para esse grupo, a recomendação é evitar caminhadas em locais próximos a matas. As pessoas devem manter a calma e não fazer movimentos bruscos perto de enxames.

PREVENÇÃO

- Atenção redobrada com as crianças e os idosos, oriente seus filhos para que não brinquem próximo ao enxame e não joguem nenhum objeto nas abelhas;

- Afaste os animais domésticos do enxame, qualquer barulho que eles façam poderá irritá-las e desencadear um ataque;

- Abelhas não gostam de barulho, se for realizar algum trabalho que necessite utilizar máquinas barulhentas ou usar equipamentos motorizados faça uma inspeção cuidadosa do local e tenha certeza de que não exista nenhum enxame próximo;

- Ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento, abaixe-se e se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em zigue-zague;

- Caso seja atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camiseta ou outra vestimenta;

- Pessoas comprovadamente alérgicas devem evitar caminhadas em locais próximos a matas;

- Mantenha a calma, não faça movimentos bruscos perto do enxame, evite bater nas abelhas, lembre-se: As abelhas têm o instinto natural de defender as colmeias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça.

Tags:

Mossoró
abelhas
Corpo de Bombeiros

voltar