Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
No dia 10 de agosto, foi iniciado o processo de abertura da pediatria do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, com oferta de 17 leitos de internação. Os atendimentos nos prontos-socorros pediátrico e ginecológico e as enfermarias ginecológica e obstétrica iniciaram semana passada, totalizando 38 leitos.
Além dos leitos, o centro cirúrgico começou a funcionar e já está atendendo urgências e emergências. Devido ao aumento dos serviços prestados, representantes da gestão do Hospital da Mulher se reuniram com Instituições de Ensino Superior (IES) para apresentar os novos campos de estágio na unidade hospitalar.
O encontro ocorreu nesta terça-feira, 20, e foi conduzido pela diretora de gestão acadêmica do Hospital, a enfermeira e técnica da Uern, Dra. Hosana Mirelle e pela coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Sibele Dantas. Na ocasião, Sibele Dantas apresentou às IES as orientações para a solicitação de vagas de campo de estágio curricular obrigatório, do internato médico e das práticas supervisionadas.
“Com a ampliação no atendimento, há a necessidade do dimensionamento das vagas de estágio curricular obrigatório para atender a nova demanda na unidade. Serão disponibilizadas 392 vagas de estágio nas áreas de ambulatórios, pediatria, ginecologia, centro cirúrgico, setor de imagens (técnico de radiologia e biomedicina), laboratório, farmácia, Central de Material e Esterilização (CME) e Núcleo Interno de Regulação (NIR)”, informou Sibele Dantas.
Também participaram do encontro representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Potiguar (UnP) e Faculdade Nova Esperança (Facene).
Com gestão acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o Hospital da Mulher tem perfil de hospital-escola e auxilia na qualificação de novos profissionais. Os próximos passos do plano de expansão da unidade hospitalar incluem o início das cirurgias eletivas, os partos e a instalação do tomógrafo da unidade.
Atualmente, Hospital da Mulher conta com mais de 200 estagiários de 5 universidades
Atualmente, o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia acolhe uma diversidade de estudantes de várias Instituições de Ensino Superior. Da Uern, são mais de 200, sendo a maioria dos cursos de Enfermagem e Medicina, mas também há estudantes de Serviço Social, Gestão Ambiental e Ciência da Computação.
Além da graduação, a Uern conta com 47 residentes dos programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Família e Comunidade, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, e Residência em Medicina da Família e Comunidade.
Outras instituições de ensino superior (IES), como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene), a Universidade Católica do Rio Grande do Norte (UniCatólica), e a Uninassau, também têm estudantes atuando no Hospital.
A gestão acadêmica da Uern também apoia ações necessárias para a estruturação e oferta de novos recursos diagnósticos e terapêuticos à população, trabalhando na expansão da carteira de serviços do hospital, com o objetivo de fortalecer a integração ensino-serviço e melhorar a formação na graduação e nas residências em saúde.
Tags: