Por Amina Costa / Jornal de Fato
Desde 2015, o mês de setembro passou a ser dedicado a ações que visam à prevenção do suicídio, com a realização de campanhas voltadas para a qualidade da saúde mental das pessoas. Estas ações são realizadas em todo o país, com o intuito de chamar a atenção para o tema e reduzir os números alarmantes de casos no território nacional.
Em Mossoró, seguindo o que ocorre nas demais cidades do país, vão ocorrer durante todo o mês várias atividades alusivas ao Setembro Amarelo. Uma iniciativa da Prefeitura de Mossoró levará palestras, rodas de conversas e discussões sobre o tema para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e para o Centro Especializado em Reabilitação (CER).
Em algumas unidades, como é o caso do CER, as ações foram iniciadas desde esta terça-feira, 3, e seguem até a sexta-feira, 6. No local, estão sendo realizados momentos de escuta qualificada e acolhimento psicológico, tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde. A temática em torno do Setembro Amarelo também está sendo discutida nos grupos de mães e cuidadores.
“Teremos também momentos na recepção da sala de espera com o tema "Peça ajuda, você é precioso para nós". Será criado um mural de mensagens feitas pelos usuários que desejarem expressar apoio a quem precisa. Serão disponibilizados panfletos e folders com informações sobre o fluxo de saúde mental e local onde pode buscar ajuda em casos de necessidade”, informou a direção do local.
No CAPS infantil Maria de Fátima Araújo Fernandes e no CAPS AD III, as ações em alusão ao Setembro Amarelo iniciam nesta quarta-feira, 4. No CAPS Infantil será realizado um momento de pintura com os adolescentes (Momento Florescer) e no CAPS AD III, ocorrerá um show com Jânio Mendonça e um momento de Práticas Integrativas.
As atividades que visam à prevenção ao suicídio ocorrerão ainda no CAPS II Antônio Herculano Soares de Oliveira, localizado na Rua Duodécimo Rosado, bairro Nova Betânia, e no CAPS II Mariana Neuman Vidal, localizado na Avenida Alberto Maranhão, bairro Centro. Nos dois locais, as ações serão realizadas a partir da próxima semana e seguirão até o fim do mês de setembro.
Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade e as primeiras iniciativas são por meio da educação e do diálogo.
Confira a programação em alusão ao Setembro Amarelo nos CAPS e CER de Mossoró:
CAPS II Antônio Herculano Soares de Oliveira - Rua Duodécimo Rosado, Nova Betânia
12/9 - Momento com as famílias dos usuários sobre saúde mental, às 14h, conduzido pela psicóloga Camille Soares.
18/9 - Ação na praça do Inocoop (Nova Betânia), Circuito de educação física, às 8h conduzido pelos educadores Físicos Irene Magnólia e Thallys Emannoel.
19/9 - Ação na praça do Inocoop (Nova Betânia), Circuito de educação física, às 16h, conduzido pelos educadores Físicos Irene Magnólia e Thallys Emannoel.
24/9 - Momento com a Enfermeira Jardete Marques em parceria com estagiários de Fisioterapia da Uninassau (Cuidando do corpo e da mente), às 8h.
CAPS II Mariana Neuman Vidal - Avenida Alberto Maranhão, Centro
11/9 – Apresentação cultural, às 8h30;
17/9 – Roda de Conversa (Com a temática), 14h;
25/9 – Atividades Lúdicas, às 8h30;
30/9 – Encerramento (Com a equipe E-MULTI).
CAPS infantil Maria de Fátima Araújo Fernandes - Rua Adauto Pinheiro, Nova Betânia
4/9 → 8h
Momento Florescer - Pintura com adolescentes
12/9 → 8h
Cuidando de quem cuida - momento com equipe.
13/9 → 13h30
Cuidando de quem cuida - momento com equipe.
18/9 → 8h30
Florescimento na adolescência: construindo sentidos
Escola Cardeal Câmara
23 a 26/9 → Florescendo juntos: semana coletiva terapêutica
Manhã: 8h as 9h
Tarde: 14h as 15h.
CAPS AD III - Rua República do Peru, Nova Betânia
409 – Show com Jânio Mendonça e Práticas Integrativas;
13/9 - João Pedro Fernandes – Psicólogo Clínico
Tema: SETEMBRO AMARELO - Um Abraço à Vida;
16/9 – João Pedro Fernandes – Psicólogo Clínico
Tema: Um elo entre nós - 9h;
19/9 - João Pedro Fernandes – Psicólogo Clínico
Tema: Um varal de desejos - 9h;
20/9 –João Pedro Fernandes – Psicólogo Clínico
Tema: Ciranda das Emoções - 9h
25/9 – Rock em Flores
Banda Puxa Papai – 9h.
Centro Especializado em Reabilitação (CER) - Santo Antônio
3 a 6/9 - Momentos de escuta qualificada e acolhimento psicológico com psicólogos;
Durante todo o mês - Discussão sobre o tema “Saúde mental e valorização da vida em seus espaços de acolhimento” nos Grupos de Saúde e Cidadania, Grupos de Mães e Cuidadoras, Grupos de Mães Atípicas;
Tags: