Domingo, 29 de dezembro de 2024

Postado às 11h30 | 15 Set 2024 | redação Uern promove ações de saúde mental e cuidado para estudantes e servidores

Crédito da foto: Ilustrativa Setembro Amarelo chama a atenção para saúde mental

Por Vitória Araújo – Especial para o De Fato

O Ipê amarelo é uma árvore que se destaca, principalmente quando está completamente tomada por suas flores chamativas. Ele simboliza o ciclo da vida e das mudanças de estações, e para além disso, significa resiliência e ressignificação da vida.

Para florir, os ipês precisam passar por uma experiência de quase fim. No momento de maior sofrimento do ano, o inverno, eles perdem completamente as folhas. É o sinal de que estão prestes a florescer, ou seja, é da experiência de quase extinção frente as adversidades do clima que vem a beleza dos ipês.

Esse novo florescer que os ipês representa colore a campanha do setembro amarelo da Universidade  do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Com o slogan “Permita-se Florescer”, a iniciativa visa proporcionar uma reflexão sobre formas de ressignificar situações do cotidiano, mostrando que em momentos propensos ao caos, é sim possível mostrar cor, encontrar apoio para uma solução e para novas perspectivas.

Para além das ações do Setembro Amarelo, ao longo do ano a Uern desenvolve ações de cuidado com estudantes e servidores tendo em vista à promoção da saúde mental e melhor qualidade de vida no ambiente acadêmico. Por meio de ações das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (Prae) e Gestão de Pessoas (Progep), a universidade oferece apoio e cuidado

Através do Setor de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida Estudantil (Seas), da Prae, a Uern oferece acompanhamentos para apoio e suporte aos discentes com psicologia e psicopedagogia. Com atendimentos constantes, em remoto e presencial, o programa atende os campi avançados, bem como realiza projetos com foco na saúde mental.

O projeto Prae Acolhe é outra iniciativa que oferece ações para os estudantes, promovendo acolhimento e socialização entre eles. O programa viabiliza estratégias motivacionais, aprendizagens e orientações que favoreçam a permanência estudantil. Além disso, a Prae realiza o projeto Estamos Aqui, onde também são realizados trabalhos sobre a saúde mental.

"A gente realiza campanhas também de saúde, de prevenção e promoção da saúde dentro da universidade, como campanhas de vacina, teste, verificação de pressão e de glicemia. É uma forma de reforçar a importância do autocuidado que o estudante deve ter com a saúde de forma integral, até para poder potencializar o seu engajamento na sala de aula. Com a saúde em dia a gente tem mais produtividade e rendimento", comentou Lenna Indyara Lima, chefe do Seas.

Para os servidores, a Uern, por meio da Progep, oferece atendimentos psicológicos contínuos, realizados por psicólogos e assistentes sociais que trabalham a relação do servidor com o seu trabalho. Também são realizados atendimentos em relação a questões de assédio, sofrimento psíquico, remorso, conflitos na relação de trabalho e apoio à família em situação de luto. Também há o acompanhamento em situações de hospitalização.

O fluxo de atendimento é realizado através da procura do próprio servidor ou por indicação do chefe ou de colegas de trabalho e familiares. O horário de atendimento pode ser marcado através do e-mail acolhimentopsicologico@uern.com.br.

“O servidor pode vir nos procurar a qualquer momento, a gente vai dando as orientações e trabalhando, em alguns casos, sobre a importância da ergonomia, ou seja, você trabalhar o ambiente para que as pessoas se sintam mais satisfeitas e felizes. Então, sempre digo que o nosso servidor é o amor da vida de alguém. E quando ele chega para o trabalho, a gente precisa devolver-lhe a essa família melhor do que quando ele chegou", frisa Bianca Valente, titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida.

Atualmente a Progep conta ainda com convênios com Sesc e Sest Senat de Mossoró para cada vez mais melhorar a qualidade de vida do servidor; com o projeto Uern Vida Saudável, que promove um calendário de saúde de janeiro a janeiro, visando o incentivo ao cuidado da saúde de toda a comunidade da Universidade. Além do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics), que oferece práticas de saúde e cuidado para o servidor.

"Quando a gente proporciona ao servidor e toda a comunidade acadêmica uma melhor qualidade de vida, a gente reflete também no propósito de vida e na felicidade. A gente diz que a felicidade sempre está ligada a um futuro", relata Bianca Valente.

 

Setembro Amarelo

Ao longo do mês, a Uern vem promovendo uma série de ações voltadas à promoção da saúde mental e ao bem-estar da comunidade acadêmica. A iniciativa é organizada de forma conjunta pelas pró-reitorias, unidades acadêmicas, ouvidoria e direção dos campi avançados.

Rodas de conversa, oficinas, incentivo à práticas esportivas, ações de autocuidado e de saúde integrativa, mural interativo e plantão psicológico são algumas das iniciativas do Setembro Amarelo. Todos os Campi, sob a coordenação das ouvidorias, estão promovendo a campanha do elogio, que visa trabalhar a autoestima das pessoas.

Neste ano, as atividades têm como tema “Saber que acolhe – Felicidade, bem -estar e propósito de vida”. A campanha tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a importância de perceber as formas de amar, cuidar, acolher e viver. Além de potencializar o autoconhecimento, desenvolvendo múltiplos olhares e o que há de positivo mesmo em situações adversas.

 

 

Tags:

Uern
Mossoró
saúde mental
Setembro Amarelo
estudantes

voltar