Governo do Estado abre processo seletivo para formação de um cadastro de reserva para atender aos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) e demais instituições ligadas ao ensino profissional na rede estadual.
Por Amina Costa - Jornal de Fato
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio das secretarias de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) e da Administração (SEAD) publicou um edital para a contratação temporária de professores para a Educação Profissional, por meio de um processo seletivo simplificado.
O edital é destinado à formação de um cadastro de reserva para atender aos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) e demais instituições ligadas ao ensino profissional na rede estadual. Posteriormente, os professores selecionados vão ministrar aulas em 18 cursos profissionalizantes que serão ofertados nos IERNs, em várias cidades do Estado.
Na 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), que contempla Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos Serra do Mel e Tibau, o edital abriu vagas para professores que atuarão em 11 cursos profissionalizantes. São eles: Administração, Rede de Computadores, Informática, Sistemas de Energia Renovável, Segurança do Trabalho, Agroecologia, Nutrição e Dietética, Meio Ambiente, Eletrotécnica, Alimentos e Logística.
Conforme o edital, o número de vagas ainda não está definido, devido à variabilidade da demanda. “Não será fixado, a priori, o número de vagas devido à variabilidade da demanda. A publicação de vagas com a respectiva convocação dos candidatos selecionados ocorrerá a posteriori, em qualquer tempo no decorrer do prazo de validade deste processo seletivo, à medida que for sendo justificada a necessidade de contratação temporária de Professor”, aponta o trecho do edital.
As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do portal SIGEduc, entre os dias 19 e 26 de setembro de 2024. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 30,00, com isenção prevista para doadores de sangue, doadoras de leite materno e eleitores convocados para atuar em eleições. Para participar, é necessário que o candidato possua habilitação em curso superior compatível com o conteúdo das disciplinas ofertadas nos cursos técnicos descritos no edital.
“Essa ação reflete o compromisso do Governo do Estado em garantir uma educação profissional de qualidade para nossos estudantes, alinhada às demandas do mundo de trabalho. Reforçamos nosso empenho em fortalecer as instituições vinculadas à rede estadual de ensino técnico, garantindo que nossas escolas tenham profissionais capacitados e preparados para formar os jovens potiguares”, destacou a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.
Os candidatos selecionados poderão ser convocados para atuar em diversas cidades, sendo vinculados a uma das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), para os seguintes cursos profissionalizantes:
Sobre o processo de seleção e a remuneração dos convocados
O processo seletivo tem como objetivo suprir demandas por docentes na modalidade de Educação Profissional. A seleção será baseada na análise de títulos e da experiência profissional dos candidatos, sendo a formação acadêmica um dos principais critérios de pontuação.
O edital prevê que os títulos aceitos para avaliação incluam desde graduação até especialização, mestrado e doutorado, com maior peso para as experiências em atividades docentes, especialmente na rede estadual de ensino.
O edital também estabelece uma reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência, em conformidade com as leis federais e estaduais vigentes. Os candidatos com deficiência que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão apresentar laudo médico comprovando a condição no ato da inscrição.
A remuneração para o cargo de professor temporário será equivalente à de um docente graduado no início de carreira do quadro funcional do Magistério Público Estadual, totalizando R$ 4.809,60 para uma carga horária de 30 horas semanais. A contratação terá duração de até 24 meses, com possibilidade de prorrogação, conforme a necessidade da SEEC.
O resultado final será divulgado em 5 de novembro de 2024, após a análise de recursos. Os candidatos aprovados comporão o cadastro de reserva e poderão ser convocados ao longo da vigência do processo seletivo, conforme a necessidade das instituições educacionais.
Tags: