Foi com o intuito de oferecer um campo de estágio para os alunos de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e, assim, formar profissionais e prepará-los para o mercado de trabalho que, em 20 de setembro de 2014, nasceu a Uern TV. Hoje a unidade completa 10 anos de história, ensinamentos e aprendizado, com uma programação educativa e cidadã, sempre voltada para temas como educação, cultura, esporte e sociedade.
“A Uern TV surgiu de um sonho, que comecei a realizar através de um projeto de extensão, no Departamento de Comunicação Social (Decom). Não tínhamos nem câmera ou qualquer outro tipo de equipamento. Mas a vontade de fazer era grande. A partir desse momento, a luta por fazer uma TV pública e de qualidade teve início”, disse Fabiano Morais, idealizador e diretor da Uern TV.
Nesse processo de criação, foram fundamentais os nomes de algumas pessoas, como Fernando Leite, então aluno de radialismo da Uern, que emprestou câmera, tripé e microfone, permitindo que fossem feitas as primeiras gravações. Além dele, o então reitor da Uern, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, foi um entusiasta do projeto e viabilizou o desenvolvimento institucional da TV. E não menos importante, o ex-reitor e proprietário do grupo TCM, Milton Marques (in memoriam), cedeu o equipamento necessário para exibir a programação, à época, no canal 21 da TV Cabo Mossoró.
Dessa forma, nascia a TV Universitária da Uern, pronta para encarar os desafios que surgiriam.
Ao longo de sua trajetória, foram produzidos diversos programas como Arte em movimento, PRF Cidadã, Revelando histórias e Univerplay, que marcaram a história da Uern TV, bem como os programas produzidos atualmente, como o Saúde em Foco, Balaio Junino e o Uern TV Notícias.
Todo o conteúdo da TV Universitária é produzido por seus estagiários e técnicos, desde a concepção, passando pela produção, gravação, apresentação, reportagens e edição, bem como o trabalho de divulgação desses programas. Os alunos participam, ativamente, de cada um desses processos, tendo a oportunidade de aprender, na prática, tudo aquilo que eles veem em sala de aula.
Ao longo desses 10 anos, mais de 200 alunos já passaram pela Uern TV. Para Letícia Oliveira, ex-estagiária, a Uern TV foi a oportunidade de sua vida. “A instituição me acolheu e me formou. Além disso, permitiu que eu errasse, amadurecesse e melhorasse”, diz. Elias Filho, ex-estagiário, destacou que durante sua passagem pela TV teve a oportunidade de aprender e crescer pessoal e profissionalmente.
Parcerias e perspectivas de crescimento
Desde o início, a Uern TV teve como parceira a Fundação Roberto Marinho, o que possibilitou a realização de inúmeros projetos com o canal Futura. Ao todo, já são mais de 20 produções nacionais, sendo que 13 delas estão disponíveis, gratuitamente, no GloboPlay.
“A Uern TV, hoje, é referência em produção de qualidade entre as TVs universitárias do Brasil. Isso muito nos orgulha e também nos obriga a termos cuidado em manter o nível de excelência”, disse Fabiano Morais.
Ainda através dessa parceria, desde 2016, vários estudantes da Uern fizeram parte do Projeto Geração Futura, que visa fortalecer o laço existente entre as universidades e o Canal Futura, através da participação dos alunos em oficinas de audiovisual. Uma oportunidade única de troca de conhecimentos com profissionais e estudantes de diversas regiões do país.
Neste ano de 2024, uma outra parceria foi firmada, desta vez, com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Desde então, diversas reportagens têm sido produzidas em Mossoró e região e veiculadas em rede nacional, aumentando o alcance de nosso conteúdo e dando maior visibilidade para nossos profissionais, alunos e também para nossa Universidade.
A partir dessa parceria com a EBC, a Universidade passará a ter um canal público de TV educativa, ou seja, até 2025, a previsão é de que a Uern TV seja exibida também em canal aberto, ampliando, assim, seus horizontes.
Tags: