Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 01 Nov 2024 | redação Cruzamento da Delfim Moreira com Alberto Maranhão é liberado pela Caern

Crédito da foto: Jornal de Fato Escritório regional da Caern em Mossoró

Por Amina Costa - Jornal de Fato

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, o trecho que compreende o cruzamento da avenida Delfim Moreira com a Alberto Maranhão fica liberado para o tráfego de veículos. Desde o dia 21 de outubro, equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), realizavam obras de esgotamento sanitário no local, fato que provocou a interdição do cruzamento.

No fim da tarde de ontem, 31, foi concluída a instalação do calçamento no trecho, e o tráfego de veículos foi liberado. Apesar da liberação do cruzamento, de acordo com a companhia, o acesso da Delfim Moreira para a Alberto Maranhão continua fechado, pois as obras avançam em nova etapa. A tubulação de esgoto está sendo instalada em direção à rua Rodrigues Alves (proximidades da Caixa de Água da Caern).

Dessa forma, os condutores poderão trafegar pela avenida Delfim Moreira, mas não conseguirão acessar a avenida Alberto Maranhão (sentido centro da cidade). “O serviço avança pela Avenida Alberto Maranhão em direção à rua Rodrigues Alves, que também terá o cruzamento fechado. A previsão é que o serviço continue no prazo de até 20 dias, quando a via será totalmente liberada. A Caern investe R$ 2,1 milhão neste serviço que resolverá em definitivo problemas com transbordamento em ruas próximas da Alberto Maranhão”, informou a companhia.

A Caern está instalando tubulações e coletores tronco de esgoto, ao longo da Avenida Alberto Maranhão. O coletor tronco de esgoto recebe parte dos efluentes da cidade de Mossoró e canaliza para tratamento na Estação de Tratamento Cajazeiras.

Atualmente, a Caern está executando obras em todo o Rio Grande do Norte. No ano passado, a companhia anunciou um investimento de R$ 4,6 milhões para realizar os serviços de ligações de esgoto intradomiciliares em ruas na margem oeste do Rio Mossoró, e na instalação de rede convencional de esgoto, beneficiando pelo menos três bairros da cidade.

“O objetivo da Caern é oferecer o serviço a quem ainda não dispõe de ligação intradomiciliar para a rede de esgoto, contribuindo com a preservação do meio ambiente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população. Com essa ação, a Companhia cumpre mais um compromisso com a cidade de Mossoró, ampliando o atendimento com esgotamento sanitário na segunda maior cidade do Estado”, conclui a companhia.

Ainda de acordo com a companhia, todos os esforços são no objetivo de cumprir o que preconiza o Marco Legal do Saneamento, que no caso do Rio Grande do Norte estabelece metas de cobertura a serem atingidas em abastecimento de água e esgotamento sanitário até 2033.

 

Consumidores podem registrar problemas por meio dos canais de atendimento

As obras de esgotamento sanitário que acontecem atualmente na Avenida Alberto Maranhão podem gerar alguns transtornos para a população, por se tratar de um serviço de grande porte. Além das interdições que são provocadas pelas obras, por se tratar de um sistema de esgoto, podem ocorrer eventuais situações relacionadas a mau cheiro ou rompimento de tubulação.

A empresária Laura Rodrigues informou à reportagem do JORNAL DE FATO que, desde a última sexta-feira, 25, a rede de esgoto localizada na rua Campos Sales se rompeu, transformando o trecho em um esgoto a céu aberto. “Nós, comerciantes, estamos tendo que lidar com o mau cheiro, um verdadeiro esgoto a céu aberto, que tem prejudicado, inclusive, as nossas vendas”, disse.

Por meio de comunicado oficial, a Caern informou que está realizando serviço de troca de tubulação de esgoto na Alberto Maranhão e vem fazendo o bombeamento de efluentes para evitar que chegue a ruas próximas. Mesmo assim, situações como esta podem ocorrer e, nestes casos, os consumidores devem buscar os canais de atendimento oficiais da companhia.

“O bombeamento evita que casos assim ocorram. É importante que quando alguma situação específica ocorra, a população registre nos canais de atendimento da Companhia que são o WhatsApp 98118-8400, www.caern.com.br, aplicativo Caern Mobile e o telefone gratuito 115. Os efluentes da Alberto Maranhão estão sendo canalizados para dentro de poços de visita (do sistema de esgoto) durante o serviço. Se ocorrer alguma situação pontual é importante que haja o registro”, informou a companhia.


Adutora Jerônimo Rosado será paralisada, afetando 19 bairros de Mossoró

Na próxima terça-feira, 5, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fará uma manutenção preventiva no sistema adutor Jerônimo Rosado. Com a paralisação da adutora, 19 bairros da zona urbana de Mossoró serão afetados, bem como outras 6 comunidades da zona rural do município. Além de Mossoró, toda a cidade e zona rural de Assú, bem como parte de Serra do Mel também terão o abastecimento de água comprometido.

De acordo com a Caern, além da manutenção preventiva, a Adutora Jerônimo Rosado também receberá um conjunto motobomba. A suspensão no envio de água ocorrerá a partir das 8 horas da manhã da terça-feira, 5, e será religado no fim da tarde de sexta-feira, 8. A zona urbana tem normalização em até 72 horas e as comunidades rurais em até 48 horas, após o sistema ser religado.

Os bairros diretamente afetados pela parada são: Alto do Sumaré, Liberdade I e II, Nova Vida, Dom Jaime Câmara, Costa e Silva, Planalto 13 de Maio, Ilha de Santa Luzia, Centro, Paredões, Barrocas, Bom Jardim, parte da Boa Vista, parte do Santo Antônio, Abolições, parte de Nova Betânia, Aeroporto, Bom Jesus e Santa Delmira. As comunidades rurais mossoroenses afetadas pela parada são: Cordão de Sombra I e II, Mulunguzinho, Favela, Hipólito I e II que também terão suspensão no envio de água.

 

Tags:

Mossoró
Caern
esgotamento
ruas

voltar