A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza a XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, alinhada à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, o evento que vai até o dia 8 promete unir pesquisadores, estudantes e a comunidade para uma imersão nas riquezas dos biomas nacionais, com um olhar especial para a caatinga e o semiárido, característicos da região.
Na abertura, nesta segunda-feira, 4, participaram os convidados como a liderança indígena Lúcia Paiacu Tabajara e o professor Leandro Cavalcante, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sob a mediação do professor Rodrigo Guimarães, da Uern, o debate inicial abordou questões sobre a preservação e valorização dos biomas brasileiros e o papel dos saberes tradicionais na proteção ambiental.
Lúcia Paiacu Tabajara é idealizadora do Museu do Índio Luiza Cantofa, o primeiro museu indígena do Rio Grande do Norte. O museu, situado na região de Apodi, Oeste Potiguar, foi criado com o intuito de preservar e promover a cultura indígena local.
O evento da Uern é uma iniciativa alinhada com os debates nacionais, e neste ano, busca refletir sobre a biodiversidade e os desafios enfrentados pelo bioma Caatinga. Segundo o professor Pablo Castro, chefe do Departamento de Apoio ao Pesquisador da Uern, a preservação desse bioma é essencial para a saúde planetária.
Ele ressalta que “uma vez que conhecemos a riqueza cultural e natural que a caatinga tem, passamos a protegê-la mais e, com isso, garantimos uma saúde planetária mais sustentável”. Para Castro, “o evento ajudará a comunidade a compreender os impactos das mudanças climáticas e o papel da caatinga como um dos biomas mais representativos do semiárido brasileiro”.
Programação variada e envolvimento acadêmico são destaques
A XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern contará com uma programação extensa e diversificada, que inclui palestras, minicursos, workshops e apresentações de mais de 390 trabalhos científicos de alunos de graduação da universidade. Realizados entre 2023 e 2024, esses trabalhos são frutos de pesquisas que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e serão avaliados por professores da Uern.
O evento será realizado em vários campi da Uern, incluindo Mossoró, Assu, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros. O propósito é que os participantes saiam com um novo entendimento sobre a importância da biodiversidade e com uma visão ampliada sobre o papel da ciência na preservação dos nossos biomas.
Além da palestra de abertura, a Uern promoverá diversas atividades presenciais e online, disponíveis no site oficial do evento. De acordo com Castro, a programação visa incentivar uma consciência ambiental coletiva. “Essas discussões são fundamentais para mostrar à sociedade o trabalho que realizamos na Universidade”, conclui o professor. Ao levar esses conhecimentos à comunidade, forma-se uma nova geração de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a proteção ambiental.
Com a expectativa de atrair um público diversificado, a Uern busca, através da Semana de Ciência e Tecnologia, fortalecer os laços entre a academia e a comunidade, além de proporcionar um espaço de reflexão e aprendizado sobre os desafios e as potencialidades dos biomas brasileiros. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial, onde também estão disponíveis os links para as transmissões ao vivo.
Uern Inova integra a XII Semana de Ciência
A Agência Uern Inova promoverá uma programação especial dentro da XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação. As atividades da Uern Inova ocorrerão nos dias 5 e 7 de novembro, com o tema “conexões: empreendedorismo em foco”.
Nesta terça-feira, 5, a partir das 13h30 terá um seminário sobre “Pesquisa aplicada: como potencializar resultados e gerar impacto”, com Sibele Pergher, bolsistas PQ/CNPq UFRN, no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef), no Campus Mossoró.
Mais tarde, às 15h30 terá uma palestra sobre “Patentes em ambiente de inovação, com Fábio Barros (INPI), chefe da Seção de Difusão Regional Nordeste II – Ceará (Sedir-NEII) e coordenador geral de Desenvolvimento em PI, Negócios e Inovação (CGDI), também no auditório da Faef.
Já na quinta-feira, 7, a programação inicia às 9h, com o Meetup: “Conexões: empreendedorismo em foco”, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic). O evento contará com Kleber Sousa (UFRN), Renato Noronha (RN Júnior), Érica Louise (Startup Ecoprint), Paulo Miranda (Sebrae) e terá o professor Rafael Demétrius (Uern) como moderador.
À tarde, a partir das 14h30 terá uma Roda de Discussão sobre os “Desafios e oportunidades para empresas juniores”, com Kleber Sousa (UFRN) e Renato Noronha (RN Júnior), também no auditório da Fafic. Já às 19h, haverá o Start Ideias: Estruturando negócios do setor de alimentação fora do lar, no Social Lab/Facem/Uern.
A XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, alinhada à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, o evento visa reunir pesquisadores, estudantes e a comunidade para uma imersão nas riquezas dos biomas nacionais, com um olhar especial para a caatinga e o semiárido, característicos da região.
Fonte: Uern
Tags: