Por Edinaldo Moreno *
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) vem apoiando os agricultores mossoroenses no corte de terra, produção e distribuição de algodão agroecológico. Em 2024, foram aproximadamente 5 mil quilos colhidos na zona rural do município.
Na atual safra, foram colhidos 4.928,11 kg nas comunidades de Paulo Freire, Cordão de Sombra II, Arisco, Recanto da Esperança, Assentamento Favela, Serra Mossoró e Lorena. Ao todo, 25 produtores rurais foram contemplados com a logística da Seadru.
“A Secretaria de Agricultura dá todo apoio aos agricultores, tanto na parte do corte de terra para o plantio do algodão e também para beneficiados no programa Semear. Eles recebem um corte para o Semear e também um corte a mais para o algodão agroecológico. Mais de 20 produtores estão participando dessa iniciativa. Também realizamos a logística. Pegamos na comunidade e deixamos na unidade de beneficiamento, que é na Emparn”, explicou Raniere Barbosa, gerente de Desenvolvimento Rural da Seadru.
O programa de algodão agroecológico se desenvolveu na Paraíba e chegou ao Rio Grande do Norte e é uma parceria que envolve a Prefeitura de Mossoró, Governo do Estado, instituições de assistência técnica, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeituras.
* Secom-PMM
Tags: