Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 07 Nov 2024 | redação Mais de 70 municípios do Rio Grande do Norte vão receber Selo Unicef

Crédito da foto: Ilustrativo O prêmio será entregue no próximo dia 19 de novembro

Por Edinaldo Moreno - Jornal de Fato

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) revelou as 73 cidades do Rio Grande do Norte que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes entre 2021 e 2024. A lista que conta com Mossoró foi divulgada nesta quarta-feira (6). O levantamento não traz dados por município.

A entidade destacou que essas cidades avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência – e agora recebem o Selo UNICEF. Ainda de acordo com o Unicef, para chegar a grandes resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial àquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

Coberturas vacinais melhoraram nos 73 municípios certificados com o Selo UNICEF no Rio Grande do Norte, em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2[i] aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo UNICEF no território potiguar o aumento foi de 29,3% (de 53,8% para 69,5%).

“Após anos de queda nas coberturas vacinais infantis, a retomada da imunização merece ser comemorada. Vacinas criaram uma barreira protetora para toda a comunidade, impedindo que diversas doenças cheguem à população. Vimos, nos municípios que agora recebem o Selo UNICEF, grandes esforços que ultrapassaram os muros das unidades básicas de saúde e alcançaram escolas, CRAS e outros espaços e equipamentos públicos. Os dados nos mostram que ainda há muito a fazer para chegar aos 95% de cobertura prevista pela OMS. Mas estamos no caminho certo”, defende Luciana Phebo, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil.

O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo UNICEF, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos 73 municípios certificados no Rio Grande do Norte, a queda foi maior: 41,7% (saindo de 2,4% e chegando a 1,4%).

“Há, no Brasil, uma naturalização do fracasso escolar, fazendo com que a sociedade aceite que um perfil específico de estudante abandone a escola, ingresse de forma precária no mundo do trabalho ou na criminalidade, mantenha-se na pobreza e esteja mais suscetível às diversas violências, incluindo os homicídios. Quando vemos cidades reduzindo o abandono escolar, estamos diante de um resultado potente, capaz de garantir que mais e mais meninas e meninos tenham trajetórias de sucesso, com direitos garantidos”, afirma Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

A adesão e o uso adequado do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) estavam entre as ações que os municípios que agora recebem o Selo UNICEF deveriam realizar. Nas cidades certificadas no Rio Grande do Norte, o número de notificações de violências contra crianças e adolescentes aumentou, passando de zero em 2020 para 3.819 notificações em 2023. No mesmo período, nacionalmente, as notificações aumentaram de 118.995 para 578.859. 

“Tirar a violência da invisibilidade é o primeiro passo para proteger crianças e adolescentes. Os avanços nas notificações mostram que havia milhares de meninas e meninos sofrendo diferentes casos de violência, sem que o poder público soubesse e pudesse atuar. Com esses casos registrados, toda uma rede de proteção pode ser acionada”, explica Vanessa Wirth, chefe interina de proteção à criança do UNICEF no Brasil.

 

Selo Unicef será entregue dia 19 em Natal

O Fundo das Nações Unidas para a Infância informou que o Selo UNICEF será entregue, oficialmente, aos municípios do Rio Grande do Norte em um evento em Natal, no próximo dia 19 de novembro. O local da cerimônia será divulgado em breve pela entidade.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.

A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 907 alcançaram todas as metas e foram certificados.

 

LISTA DE CIDADES POTIGUARES:

Acari

Afonso Bezerra

Água Nova

Alto do Rodrigues

Angicos

Apodi

Arês

Baía Formosa

Baraúna

Bom Jesus

Canguaretama

Caraúbas

Carnaubais

Cerro Corá

Cruzeta

Doutor Severiano

Parnamirim

Extremoz

Florânia

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Galinhos

Goianinha

Governador Dix-Sept Rosado

Guamaré

Ielmo Marinho

Ipueira

Itaú

Japi

Jardim de Piranhas

Jardim do Seridó

Jucurutu

Lagoa d'Anta

Lagoa Nova

Lagoa Salgada

Lucrécia

Luís Gomes

Major Sales

Martins

Messias Targino

Monte das Gameleiras

Mossoró

Nova Cruz

Parazinho

Parelhas

Rio do Fogo

Passa e Fica

Passagem

Pau dos Ferros

Pedro Avelino

Pedro Velho

Pilões

Poço Branco

Portalegre

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Santa Cruz

Santana do Seridó

São Bento do Trairí

São Francisco do Oeste

São José de Mipibu

São Paulo do Potengi

São Vicente

Serrinha

Serrinha dos Pintos

Sítio Novo

Taboleiro Grande

Tenente Laurentino Cruz

Timbaúba dos Batistas

Upanema

Venha-Ver

Vera Cruz

Viçosa

 

Tags:

Unicef
saúde
educação
RN
selo

voltar