Por Edinaldo Moreno - Jornal de Fato
Nesta sexta-feira (8), a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) comemora seu aniversário de 20 anos. Para celebrar a data, será realizada uma solenidade especial no Salão Social do Hotel Thermas, a partir das 10h.
A aula inaugural ocorreu em 8 de novembro de 2004 em ato solene presidido pelo seu então diretor, o professor Milton Marques de Medeiros (in memoriam), que posteriormente assumiu a reitoria da Uern. A Faculdade de Ciências da Saúde está localizada na Rua Atirador Miguel Antônio da Silva Neto, s/n, bairro Aeroporto, Mossoró (próximo ao Hospital Regional Tarcísio Maia).
A Faculdade de Medicina foi criada na gestão do reitor prof. Walter Fonseca, e do então chanceler, governador Garibaldi Alves. Representou uma luta intensa, dentro e fora da instituição, junto à classe política, para tornar possível o sonho de ter um curso de Medicina no interior do estado.
Na cerimonia que celebrará seu 20º aniversário, serão prestadas homenagens às pessoas que contribuíram com essa conquista. A professora Allyssandra Rodrigues, diretora da Faculdade, ressalta que a programação conta também com a presença de estudantes que participam do Congresso Médico Acadêmico do Estado do RN.
O curso de Medicina da Uern objetiva a formação do médico generalista, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para promover a saúde. Os futuros médicos são estimulados a organizar e promover pesquisas e estudos voltados para temáticas que ensejem uma articulação interdisciplinar e multidisciplinar, refletir sobre a sociedade na qual atuarão e buscar a sua formação continuada.
GRADUAÇÕES
Levantamento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte mostra que, ao longo de duas décadas, a Facs/Uern graduou mais de 500 médicas e médicos comprometidos com a formação de qualidade e os cuidados com a saúde da população.
A reitora Cicília Maia parabeniza a comunidade da Facs. “Nosso reconhecimento aos estudantes, docentes, técnicas, técnicos, terceirizados e profissionais que passaram pela Facs/Uern. São histórias muito bonitas e de dedicação que impactam diretamente na saúde da comunidade. Nossos estudantes, quando estão prestes a se formarem, são aprovados em programas de residência e em concursos públicos, muitos precisam até antecipar a colação de grau. Isso reflete a qualidade de nosso curso”, destacou.
FACS possui residências médicas, cursos de mestrado e doutorado
Além do curso de Medicina, a Faculdade de Ciências Sociais (Facs) possui duas residências médicas, três cursos de mestrado e dois de doutorado. A unidade também possui os laboratórios de Fisiologia/Microbiologia/Imunologia, Histologia, Anatomia, Parasitologia, Labneuro, Biotério, Biomol e ADOC – Ambulatório de Doenças de Chagas, que acompanha cerca de 500 pacientes de Mossoró e região.
Os ambulatórios da Facs/Uern, também simbolizam a relevância do espaço. Este oferece, de forma gratuita, atendimento nas mais diversas especialidades, como ginecologia, obstetrícia, mastologia, pediatria, geriatria e clínica médica, entre outras.
Desde a sua inauguração, em 2017, até julho de 2024, a unidade registrou mais de 63 mil atendimentos a pacientes de Mossoró e 60 cidades circunvizinhas.
A Facs conta ainda com diversos programas de extensão, laboratórios itinerantes de educação em saúde, núcleo de estudos avançados em dermatologia diagnóstica e com os Grupos de Apoio aos Portadores de Parkinson (Gaipp) e aos Portadores de Doenças Hematológicas (GAPH).
Tags: