Quinta-Feira, 26 de dezembro de 2024

Postado às 15h15 | 14 Nov 2024 | Redação Missa celebra 90 anos da Diocese de Mossoró

Crédito da foto: Reprodução A missa será no domingo (17), às 17 horas

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró completará 90 anos na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro. Para comemorar a data, a Diocese está realizando uma missa no domingo, dia 17, às 9h, na Catedral de Santa Luzia, que será presidida pelo bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales, O.Carm, e concelebrada por vários sacerdotes. Na oportunidade, Dom Francisco estará encerrando a Assembleia Diocesana de Pastoral, mostrando o Plano Diocesano de Pastoral e outros informes importantes da caminhada de nossa Igreja Particular.

Transmissão

 A Missa em Ação de Graças pelos 90 anos da Diocese será transmitida por uma cadeia de veículos de comunicação. Há 90 anos, o Papa Pio XI criou a Diocese de Santa Luzia de Mossoró. Desde então, a Diocese de Mossoró vem realizando sua missão evangelizadora no Oeste Potiguar. Agradecemos a Deus por essa história de amor e serviço ao povo de Deus.

História

A Diocese de Mossoró, foi criada pelo Papa Pio XI, a 28 de julho de 1934, e instalada em 18 de novembro de 1934. Pertence a Província Eclesiástica de Natal, que envolve Arquidiocese de Natal, Diocese de Caicó e Diocese de Mossoró. Seu primeiro bispo foi Dom Jaime de Barros Câmara e, atualmente, assume a função Dom Francisco de Sales Alencar Batista (O.Carm.), temos como Bispo Emérito, Dom Mariano Manzana.  Formada por 39 paróquias, três Áreas Missionárias e uma Área Pastoral abrangendo 56 municípios da Mesorregião Oeste Potiguar, com mais de 850 mil habitantes, possui mais de 80 padres, além de diáconos permanentes e vocações ao sacerdócio e a vida religiosa.

Bispos

Desde a sua criação, estiveram à frente da Diocese de Mossoró os bispos:     
Dom Jaime Câmara, Dom João Costa, Dom Elizeu Mendes, Dom Gentil Barreto, Dom José Freire, Dom Mariano Manzana e, atualmente, Dom Francisco de Sales Alencar Batista, que assumiu a Diocese no dia 17 de fevereiro de 2024.

Tags:

Diocese
Mossoró
missa

voltar