Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 13h45 | 29 Nov 2024 | redação Mossoró recebe pela primeira vez Encontro Nacional de Mulheres estudantes da UNE

Crédito da foto: Reprodução A 11ª edição ocorrerá na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Mossoró

Por Edinaldo Moreno - Jornal de Fato

O Rio Grande do Norte recebe pela primeira vez o Encontro Nacional das Mulheres Estudantes (EME), promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE). A 11ª edição ocorrerá na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Mossoró, de 29 de novembro a 1º de dezembro.

O evento reunirá mais de 600 mulheres de todas as regiões do Brasil e o objetivo é fortalecer a mobilização estudantil e feminista no país. O tema do encontro é “Irreverência feminista para mudar o mundo: radicalizar a luta e transformar as vidas das mulheres”.

A organização do evento propõe uma agenda política que busca enfrentar as diversas formas de violência machista ainda presentes no ambiente acadêmico. Além disso, será espaço para debater a construção de um projeto político-pedagógico que inclua as demandas feministas no cerne das discussões universitárias.

O Encontro de Mulheres Estudantes da UNE é considerado um dos mais importantes espaços de formulação e articulação de propostas para a vida das estudantes no Brasil. Com o lema deste ano, as participantes esperam transformar os desafios e as bandeiras em esperança e luta coletiva.

PROGRAMAÇÃO

A programação é diversificada e contará com Feira Científica, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais, promovendo o protagonismo das mulheres em diferentes áreas do saber. Segundo Estefane Maria, diretora de Mulheres da UNE e residente de Mossoró, uma das principais reivindicações é a criação de políticas de assistência estudantil específicas para mulheres, além da inclusão de saberes diversos nos currículos acadêmicos.

“Queremos uma universidade onde as mulheres possam viver e estudar sem medo, com um ambiente que valorize as vozes e experiências femininas. O 11º EME vai sacudir Mossoró, o RN e todo o Brasil com a irreverência e luta feminista das mulheres estudantes!”, afirma Estefane.

O 11º EME promete não apenas discutir questões locais, mas também articular estratégias de resistência feminista para todo o país, reafirmando o papel central das mulheres na construção de um Brasil mais justo e inclusivo.

A abertura oficial acontece na sexta-feira (29) às 17h, no auditório da Reitoria da UFERSA, com um ato político para dar início ao evento. Em seguida, uma apresentação cultural, às 21h, encerrará o primeiro dia, promovendo a integração entre as participantes.

No sábado (30), as atividades começam cedo, com café da manhã e a abertura da Mostra Científica. A primeira mesa de debates abordará os “Desafios das mulheres dentro das Universidades”. Ao longo do dia, serão realizados seminários temáticos dedicados a questões fundamentais para as mulheres no contexto acadêmico, como o combate à violência de gênero, a luta pela autonomia corporal e o papel das universidades na assistência estudantil. Após o almoço, uma plenária geral será realizada para consolidar as discussões.

No domingo (1º), último dia do evento, a programação inclui as “Arenas Feministas”, nas quais as participantes se dividirão em grupos para discutir temas amplos, como a defesa dos direitos das mulheres LBTs, a economia feminista, a justiça climática e o enfrentamento à violência e ao racismo. O encontro será encerrado com uma plenária final, que começa às 14h.

PAPEL

A UNE destaca que a auto-organização feminista sempre desempenhou um papel fundamental nas conquistas sociais ao longo da história. Segundo a Diretoria de Mulheres da UNE, as mulheres estudantes têm uma responsabilidade especial dentro do cenário acadêmico, não apenas como agentes de mudança nas universidades, mas também como vozes atuantes nas lutas populares.

Em tempos de crescente coaptação das pautas feministas pelo neoliberalismo, o EME se propõe a reafirmar a importância de um feminismo popular e antissistêmico, em aliança com movimentos sociais, a fim de construir uma agenda política que promova mudanças profundas na vida das mulheres e do povo brasileiro. “Precisamos enfrentar nosso principal inimigo hoje: a extrema direita”, destaca Estefane Maria, diretora de Mulheres da UNE.

Confira a programação:

29/11 | SEXTA-FEIRA

15h: Abertura do credenciamento do Encontro | Endereço: UFERSA

17h: Ato político de abertura do 11º Encontro Nacional de Mulheres Estudantes: “Feminismo é revolução: irreverência feminista transformando o Brasil e as Universidades”

Local: Auditório da Reitoria

19h – 21h: Jantar | Alojamento

21h: Cultural do 11º EME da UNE

 

30/11 | SÁBADO

7h30 – 8h30: Café da manhã | Alojamento

8h30 – 9h: Deslocamento até o local do EME

9h: Abertura da Mostra Científica

9h30: Mesa “Feminismo e os desafios das mulheres dentro das Universidades”

11h: Seminários Temáticos

Tema I: Desafios do combate às violências de gênero nas Instituições de Ensino Superior;

Tema II: O papel das Universidades na luta pela autonomia dos nossos corpos e sexualidade, pela legalização do aborto e contra a mercantilização da vida das mulheres;

Tema III: A construção de uma Universidade com Assistência e Permanência Estudantil para as mulheres;

Tema IV: Universidade, território feminista: por uma Reforma Universitária com as mulheres no centro!

13h – 14h: Almoço

14h30: Plenária Geral para socialização dos acúmulos políticos dos Seminários

16h: Intervalo para lanche

17h -19h: Reuniões auto-organizadas

19h – 21h: Jantar

21h: Cultural do 11º EME da UNE

1º/12 | DOMINGO

7h30 – 8h30: Café da manhã | Alojamento

8h30 – 9h: Deslocamento até o EME

9h: Plenária Geral para orientações para as Arenas Feministas

9h30: Arenas Feministas

Tema 1: Mulheres LBTs e o direito à Universidade;

Tema 2: Economia feminista, trabalho do cuidado e a divisão sexual do trabalho: por uma outra ordem econômica!

Tema 3: Contra as corporações transnacionais e a mercantilização da vida: justiça climática, a defesa dos bens comuns e os impactos da energia eólica e solar;

Tema 4: Saberes feministas, negros e indígenas descolonizando à educação;

Tema 5: Pela desmilitarização de nossas vidas e territórios: enfrentamento a violência contra as mulheres, o racismo e a luta pela paz;

Tema 6: Cultura feminista e os desafios de uma comunicação contra-hegemônica: algoritmos e era digital;

Tema 7: A luta contra o assédio nas Universidades: ferramentas de denúncia e democratização dos instrumentos de controle;

Tema 8: Mulheres, política e o poder: a luta feminista nos parlamentos;

12h – 14h: Almoço

14h – Plenária Final de encerramento.

17h30: Retorno das delegações.

Tags:

Mossoró
UNE
estudantes
Ufersa

voltar