Sábado, 14 de dezembro de 2024

Postado às 09h30 | 03 Dez 2024 | redação Feira de Ciências do Semiárido Potiguar começa hoje com mais de 580 projetos finalistas

Crédito da foto: reprodução - Ufersa A Feira vai reunir participantes de 50 municípios do Rio Grande do Norte e um de Sergipe

Por Edinaldo Moreno - Jornal de Fato

De hoje (3) até a próxima sexta-feira (6), o Expocenter, localizado no lado leste do campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), receberá a 14ª edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Mais de 580 projetos são finalistas em diversas categorias.

O evento une ciência, tecnologia e educação. A iniciativa é do Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, que celebra 14 anos de existência com o propósito de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico entre estudantes da educação básica na região.

A Feira vai reunir participantes de 50 municípios do Rio Grande do Norte e um de Sergipe, com um total de 587 projetos finalistas. Os trabalhos serão distribuídos nas categorias Feira Kids, Feira Júnior e Feira Juvenil. Ao todo, mais de 1.600 estudantes e professores estão envolvidos nas atividades.

“Com o objetivo de fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a inovação, o evento promove uma educação integral que integra ciência, cultura e tecnologia”, destaca a bióloga Cristiane de Carvalho, coordenadora da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

Os 587 projetos finalistas foram selecionados em feiras afiliadas das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs), redes municipais de ensino e escolas privadas. Houve ainda o recebimento de trabalhos que foram inscritos e avaliados por um comitê científico especializado.

Além da Feira de Ciências, também serão realizados, em paralelo, o II Encontro Científico de Professores da FCSP. “Além de oferecer uma vitrine para produções científicas locais, a Feira abre portas para a participação de estudantes em eventos nacionais e internacionais, estimulando a interação entre escolas, universidades e a comunidade”, acrescenta ela.

Nesta edição, A XIV Feira de Ciências do Semiárido Potiguar conta com o apoio da Ufersa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), CNPq, MEC, MCTI, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Mossoró, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e J Patrício Metais.

O Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar é fruto de uma parceria entre a UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido, UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e SEEC – Secretaria do Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2010. O objetivo deste programa é estimular o interesse pela ciência nos jovens de localidades remotas do sertão do semiárido.

RETRANCA

Campanha alerta para uso consciente de energia elétrica

Nesta terça-feira (3), integrantes do projeto de extensão Uso Eficiente de Energia na Ufersa (PEUEEU), em parceria com a Pró-Reitoria de Administração (PROAD), darão início a uma campanha de conscientização sobre o uso de energia elétrica no campus de Mossoró.

O objetivo, de acordo com a coordenadora do projeto, professora Fabiana Varella, é “difundir uma cultura de responsabilidade do uso consciente de energia elétrica entre estudantes, docentes e técnicos administrativos”. Além disso, as ações terão a proposta de sensibilizar a comunidade acadêmica e promover práticas de consumo sustentável e redução do desperdício de energia elétrica.

Ao longo dos próximos dias, os integrantes do projeto Uso Eficiente de Energia na Ufersa vão fixar etiquetas educativas sob os interruptores em todos os ambientes do campus de Mossoró, como salas de aula, laboratórios, áreas comuns, bibliotecas e gabinetes administrativos, entre outros. A expectativa, de acordo com os coordenadores do projeto, professores Fabiana Varella e Ed Pereira, é expandir o alcance da campanha para os demais campi da Ufersa.

Tags:

Ufersa
Expocenter
feira
ciência
educação

voltar