Sábado, 11 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 10 Dez 2024 | redação Casa da Esperança visa acolher pessoas em situação de vulnerabilidade

Crédito da foto: Jornal de Fato Morador de rua deitado em banco da Praça da Catedral em Mossoró

Por Amina Costa - Jornal de Fato

No Rio Grande do Norte, a cidade de Mossoró ocupa o terceiro lugar em número de pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial as que vivem em situação de rua. A maior parte está concentrada no centro da cidade, em praças como a Vigário Antônio Joaquim, também conhecida como Praça da Catedral, e na Praça do Museu Histórico Lauro da Escóssia.

Desde que tomou posse na Diocese de Mossoró, em fevereiro deste ano, o Bispo Dom Francisco de Sales tem manifestado preocupação com essa realidade pensando em oferecer, juntamente com a estrutura de apoio da Paróquia e Catedral e também da contribuição de parceiros diversos e de voluntários, um espaço onde as pessoas em situação de rua possam ser acolhidas para uma convivência humanizadora, ter refeições, tomar banho, lavar suas roupas e receber assistência social, espiritual, médica, psicológica e jurídica no intuito de resgatar sua dignidade e ter condições dignas de vida e de cidadania.

Apresentado na última sexta-feira, 6, por Dom Francisco de Sales, o projeto social Casa da Esperança terá a sua pedra fundamental lançada na abertura do Jubileu da Esperança, no dia 29 de dezembro de 2024. A Diocese de Mossoró informou que a inauguração da instituição ocorrerá na conclusão do Ano Jubilar, no dia 28 de dezembro de 2025. A Casa da Esperança será instalada na estrutura de um prédio da Diocese chamado CC1 (Centro Pastoral), localizado próximo à Catedral de Santa Luzia, em frente à Biblioteca Municipal.

“A Diocese de Mossoró se prepara para a celebração do Jubileu da Esperança e assumiu como propósito deixar um sinal de esperança para a comunidade como dom e fruto da celebração jubilar. Por isso, decidimos abraçar o compromisso de construir uma casa para a esperança, criando no centro da cidade de Mossoró um espaço de convivência, acolhimento e de serviços destinados à assistência às pessoas em situação de rua”, explicou nosso bispo para um grande público em frente à Catedral.


Última semana da Festa de Santa Luzia terá programação intensa

A Festa de Santa Luzia 2024, iniciada no dia 1º de dezembro, entrou na sua última semana de programação. Até a próxima sexta-feira, 13, quando é celebrado o dia da padroeira de Mossoró, os fiéis ainda poderão aproveitar uma vasta programação religiosa e cultural, voltada para toda a família.

No último fim de semana, a programação foi intensa, com a realização do show do Padre Fábio de Melo na sexta-feira, 6, do Leilão da Luz no sábado, 7, e da Pedalada da Luz no domingo, 8. Nesta semana, além das missas, novenas, confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento, ocorrerá ainda a XVI Motorromaria da Luz e a tão esperada procissão de Santa Luzia.

Além desses eventos, os fiéis podem comprar na Lojinha de Santa Luzia, que ficará aberta até a próxima sexta-feira, 13, das 7h30 às 21h30. No local, é possível comprar artigos religiosos, como imagens, bíblias, terços, além de camisetas e itens religiosos para presentear amigos e familiares. A Lojinha está localizada no Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral).

Esta edição da Festa de Santa Luzia também dispõe de um espaço destinado para as crianças. A Cirandinha da Luz é uma área destinada para crianças que têm entre 4 e 10 anos, que funciona todos os dias das 19h às 21h (horário em que ocorre a novena da noite). O espaço vai estar disponível até essa quarta-feira, 11.

A programação da Festa de Santa Luzia 2024 tem sido bem aceita pelos fiéis e tem feito com que, todos os dias, um grande número de fiéis compareçam tanto na Catedral de Santa Luzia quanto nos eventos externos que ocorrem.

Confira a programação da Festa de Santa Luzia desta terça-feira, 10:

6h - Missa na Catedral de Santa Luzia

7h as 10h - Confissões na Catedral de Santa Luzia

7h as 11h - Adoração ao Santíssimo Sacramento – Catedral de Santa Luzia

11h30 - Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Pe. José Alves de Paiva Júnior (UniCatólica)

18h – Louvor & Luz - Música religiosa - Chris Duarte

19h30 – Novena. Pregador: Dom João Santos Cardoso – Arcebispo de Natal

Tema: O Pai-nosso: a oração dos filhos. “Quando orardes dizei: “Pai, santificado seja o teu nome...” (Lc 11, 2)

Noiteiros: Paróquia Menino Jesus, Comunidade Boa Nova, Comunidade Fides in Deum, Comunidade Shalom, Pastoral do Batismo, Pastoral dos Surdos, Pastoral Catequética, EJOC – Encontro de Jovens Católicos.

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

21h – Oratório de Santa Luzia

Tags:

Mossoró
Santa Luzia
bispo
social

voltar