Por Amina Costa - Jornal de Fato
Hoje, 13 de dezembro, Mossoró celebra o Dia de Santa Luzia, padroeira do Município. É um dia de muita festa para os fiéis católicos, que celebram com muita fé e devoção o dia da Virgem de Siracusa. O ponto principal do Dia de Santa Luzia será a procissão, que sairá às 17h do Santuário de Santa Clara, com destino à Catedral.
Neste ano, a expectativa da Diocese de Mossoró é de que a procissão deve atrair cerca de 140 mil pessoas. É durante a procissão que os fiéis costumam pagar promessas e renovar seus votos de fé e devoção. Todos os anos, milhares de pessoas de Mossoró e de outros municípios participam desse momento.
Para comemorar o Dia de Santa Luzia, a Diocese de Mossoró preparou uma programação especial, com missas que ocorrem durante todo o dia. A primeira missa na Catedral de Santa Luzia vai ocorrer mais cedo, às 5h, e será presidida pelo Pe. Francisco Cornélio Freire Rodrigues. A segunda missa do dia ocorre às 6h30, presidida pelo Pe. José Victor dos Santos, também na catedral. A terceira missa do dia ocorre às 8h e será presidida pelo Pe. Francisco Isaias da Costa.
Às 10h, ocorre na Catedral a Missa Solene, presidida por Dom Francisco de Sales Alencar Batista, Bispo Diocesano. As missas continuam ocorrendo no período da tarde, sendo às 14h ainda na Catedral e presidida pelo Pe. Eliseu Wilton de Maria e, a última, às 15h, no Santuário de Santa Clara, de onde parte a procissão, presidida pelo Pe. Demétrio de Freitas Júnior.
Simultaneamente à última missa do dia ocorre mais uma edição da Revoada da Luz. Às 15h, um avião com a imagem de Santa Luzia sairá de Tibau com destino ao Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. A primeira edição da Revoada da Luz ocorreu em 2020 e, desde então, passou a ser um evento fixo no calendário dos festejos da padroeira.
Após a realização de várias missas e da Revoada da Luz, ocorre às 17h a procissão de Santa Luzia, que será transmitida pelo YouTube da Paróquia e também pela Rádio Rural de Mossoró. A presença dos romeiros é algo constante em todas as procissões da padroeira de Mossoró. Pensando na comodidade dos romeiros, a Diocese de Mossoró preparou um espaço dedicado especialmente para eles. Localizado na Escola de Artes, os romeiros que estiverem no local poderão desfrutar de café da manhã (às 7h) e almoço (às 11h).
Confira a programação completa do Dia de Santa Luzia:
5h - Missa na Catedral de Santa Luzia
Presidida por: Pe. Francisco Cornélio Freire Rodrigues
6h30 - Missa na Catedral de Santa Luzia
Presidida por: Pe. José Victor dos Santos
Romeiros de Santa Luzia
Local: Escola de Artes
Café da manhã: às 7h
Almoço: 11h
8h - Missa na Catedral de Santa Luzia
Presidida por: Pe. Francisco Isaias da Costa
10h - MISSA SOLENE na Catedral de Santa Luzia
Presidida por: Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm.
14h – Missa na Catedral de Santa Luzia
Presidida por: Pe. Eliseu Wilton de Maria
15h – Missa no Santuário de Santa Clara
Presidida por: Pe. Demétrio de Freitas Júnior
15h – Revoada da Luz
Saindo de Tibau/RN com destino ao Aeroporto Dix-sept Rosado
17h - PROCISSÃO DE SANTA LUZIA
Saída: Santuário Santa Clara
Chegada: Catedral de Santa Luzia
9º GRANDE SORTEIO DE SANTA LUZIA
No encerramento da procissão
Veja como funciona o comércio em Mossoró neste feriado de Santa Luzia
Partage Shopping Mossoró
Lojas e quiosques - 10h as 16h
Praça de alimentação, quiosques, cafeterias e lazer - 11h as 22h
Cinema - conforme a programação dos filmes em cartaz
Oitava Rosado Mall
Todas as lojas e quiosques - 11h as 15h
Supermercados e hipermercados
Das 7h as 13h
Interdições no trânsito no entorno do Santuário de Santa Clara iniciam a partir das 13h
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), preparou uma operação especial para garantir a segurança viária e o controle do fluxo durante a tradicional procissão de Santa Luzia, nesta sexta-feira, 13.
As intervenções no trânsito terão início às 13h, com o isolamento total das ruas e avenidas no entorno do Santuário de Santa Clara, ponto de partida da peregrinação. Durante o evento, a circulação de veículos será completamente proibida nessas áreas, assegurando a proteção dos fiéis. À medida que o cortejo avança pela Avenida Presidente Dutra, até a Catedral de Santa Luzia, as interdições também progredirão, garantindo que todo o trajeto da procissão permaneça seguro e organizado.
Para a organização e segurança, a operação contará com a atuação integrada de agentes de trânsito, guardas municipais, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (DPRE). O Departamento de Mobilidade orienta os condutores a planejarem seus deslocamentos utilizando rotas alternativas.
“O envolvimento de todos é fundamental para o sucesso da procissão. Quem planeja participar deve ficar atento às mudanças no trânsito e evitar circular nas imediações do mosteiro, onde esperamos uma grande concentração de fiéis”, destacou Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade.
Ele também reforçou o uso do aplicativo Waze para facilitar a locomoção. “As alterações já estão disponíveis no aplicativo, permitindo que os condutores visualizem rotas alternativas em tempo real. Além disso, agentes de trânsito, DPRE e PRF estarão nos pontos estratégicos para orientar e controlar o fluxo.”, concluiu.
Tags: