Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
Em meio à troca de presentes e às celebrações festivas, existe um significado muito maior para o Natal, celebrado hoje, 25 de dezembro. Para os fiéis, esta é a data mais importante do calendário cristão, pois significa o nascimento de Jesus Cristo, o que representa um marco divisório na história da humanidade.
A data é tão significativa para os cristãos que o nascimento de Jesus é celebrado com a realização de missas, que foram iniciadas ainda na tarde de ontem, 24, e seguem até hoje, quando realmente é celebrado o Dia de Natal. Na visão dos fiéis, a missa de Natal não é uma celebração comum, sendo considerada a mais importante de todas as missas do ano.
A dona de casa Francilene Costa informou que sempre participa da missa de Natal. Ela explica que todas as missas que ocorrem durante o ano têm a sua importância, mas as missas que celebram o Natal têm algo mais especial, pois são nelas que ela renova a sua fé e preenche o coração de esperança e do amor de Deus, e na qual ela encontra paz, amor, luz, fé e felicidade.
“O Natal significa o nascimento do Menino Jesus. Eu vou a todas as missas de Natal e, apesar de toda missa ser importante, a do Natal representa tudo para mim. É onde eu me preencho de amor, de paz, de fé, de alegria, onde eu alcanço a luz que eu necessito, é uma injeção de ânimo para mim. É onde eu busco as minhas forças, onde eu busco aumentar cada vez mais a minha fé e me preencher com a luz do Espírito Santo para vencer todas as batalhas da minha vida. É onde eu preencho todo o vazio da minha alma. Por isso que, pra mim, a missa do Natal é muito importante”, disse a dona de casa.
Francilene Costa informou ainda que, atualmente, seus filhos e netos também reconhecem a importância da missa do Natal e a participação nesse momento especial passou a ser de toda a família. “Eu sempre levei meus filhos para as missas que celebram o Natal e isso já faz parte da vida deles. Agora, também levo meus netos comigo, para que eles saibam o quanto o amor de Deus por nós pode transformar as nossas vidas”, complementou.
Nas paróquias da Diocese de Mossoró, as missas estão sendo realizadas desde a tarde de ontem, 24, e seguem ocorrendo nesta quarta-feira, 25, quando realmente é celebrado o Natal. Além da Catedral de Santa Luzia, a Diocese divulgou o horário das missas em outras 11 paróquias, localizadas em diferentes bairros de Mossoró.
BOX
Confira os locais e horários das missas que ocorrem neste Dia de Natal, 25 de dezembro:
Catedral de Santa Luzia
9h – Presidida por Dom Francisco de Sales -Bispo Diocesano
Paróquia São José
9h - Capela de Santa Ana
17h - Matriz de São José
18h - Capela de Santa Helena
19h - Capela de Nossa Senhora de Fátima
19h30 - Comunidade Nossa Senhora do Carmo (Nova Mossoró)
Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição
19h - Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Matriz)
Paróquia São Paulo – Bairro Nova Betânia
17h - Paróquia São Paulo Apóstolo (Matriz)
18h - Capela da Barrinha
18 - Capela de Santo Expedito
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Abolição
17h - Capela de São Francisco
17h - Capela de São Pedro
19h - Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Matriz)
Paróquia de São Manoel
17h - Igreja Matriz de São Manoel
Paróquia Menino Jesus – Santa Delmira
19h - Paróquia Menino Jesus (Matriz)
19h30 - Capela de São Sebastião
Paróquia Sagrada Família – Vingt Rosado
19h30 - Paróquia Sagrada Família (Matriz)
Área Pastoral São João Paulo II (Sumaré)
10h - Capela Nossa Senhora de Fátima (Comunidade Lorena)
17h - Capela São Francisco (Hipólito I)
19h30 - Espaço Celebrativo São João Paulo II
Santuário de Santa Clara- Dom Jaime Câmara
19h - Santuário de Santa Clara (Matriz
Paróquia de São Francisco das Chagas (Maísa)
19h - Paróquia de São Francisco das Chagas (Matriz)
Tags: