Edinaldo Moreno/Da Redação
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) oferecerão mais de 5 mil vagas na edição 2025 do Sistema de Seleção Unificada (2025). O Ministério da Educação (MEC) publicou edital que oficializa o cronograma e os critérios do processo seletivo de 2025 do Sisu para o próximo ano.
De acordo com o documento, divulgado nesta quinta-feira (26), as inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 17 a 21 de janeiro de 2025. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.
À reportagem, as instituições confirmaram o total de vagas que serão ofertadas no Sisu 2025. A Ufersa terá 2.755, enquanto que a UERN contará com 2.509, totalizando 5.264 vagas para o próximo processo seletivo.
Ontem (26), a Ufersa detalhou o total de vagas que serão destinadas para o Sisu 2025. Para a próxima edição, a instituição federal distribuirá as mais de 2,7 mil vagas em 30 cursos de graduação em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, para os dois semestres letivos do ano. Desse total, 1.374 vagas são para ampla concorrência e 1.381 vagas são reservadas para as condições estabelecidas na Lei das Cotas (Lei nº 12.711/2012).
Entre os cursos ofertados pelo SiSU na Ufersa, destaque para graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, um curso de primeiro ciclo, que garante ao discente acesso à Diploma de Conclusão de Curso em Nível Superior e é requisito para o ingresso em um dos cursos de Engenharia ofertados pela Ufersa.
Até o fechamento desta edição, a UERN ainda não havia divulgado o detalhamento das vagas para o próximo processo seletivo.
INSCRIÇÃO
O MEC explica que para se inscrever é necessário que o estudante tenha o Ensino Médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o Ensino Médio.
Ainda de acordo com o órgão federal, em 2025, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
Serão ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro como no segundo semestres de 2025, de acordo com os termos de adesão assinados pelas instituições públicas de ensino superior que aderiram a essa edição da seleção unificada. O candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso dependerá de sua classificação no curso pretendido.
O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.
Saiba como são classificação e lista de espera
Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas.
O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior. A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.
IFRN ofertará mais de 1,5 mil vagas; número não contempla campus de Mossoró
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2025 com oferta de 1.581 vagas para ingresso em cursos técnicos e superiores, utilizando o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O número de vagas não contempla o campus de Mossoró. Há vagas destinadas para as unidades de Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Natal (Central, Centro Histórico, Zona Norte), Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi.
Conforme o documento, o IFRN assumiu obrigações que incluem a divulgação de todas as informações sobre os cursos participantes, como número de vagas, turnos, critérios de ações afirmativas e documentação necessária para matrícula. A instituição também garantiu a gratuidade nas inscrições para os estudantes interessados.
Tags: